Universidade do Livro estreia curso de gramática a distância

Unil
Unil
segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Curso de sucesso presencial ganha versão on-line. Aulas semanais com Ibraíma Dafonte Tavares acontecem de 22 de novembro de 2016 a 7 de fevereiro de 2017 e ajudam a lidar com os erros gramaticais mais frequentes

O curso presencial de sucesso Gramática para preparadores e revisores de texto, promovido pela Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, acaba de ganhar versão on-line.  Ibraíma Dafonte Tavares discute, ao longo de dez aulas semanais, de 22 de novembro de 2016 a 7 de fevereiro de 2017, problemas de gramática frequentes e ensina a solucioná-los de acordo com a norma, o contexto e o manual de estilo adotado por editoras. As aulas são destinadas aos profissionais do texto e para aqueles que desejam melhorar sua relação com a língua portuguesa. Ou seja, desde estudantes que vão prestar vestibular, até profissionais que não podem prescindir do correto uso da língua em sua comunicação escrita e oral.

As inscrições podem ser feitas até 6 de dezembro, com a disponibilidade de os alunos assistirem as aulas perdidas até esta data. O conteúdo, realizado em uma plataforma on-line, estará disponível até 7 de fevereiro, totalizando 30 horas/aula. 

O curso requer uma dedicação de, ao menos, três horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios. Entre os dias 21 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro haverá recesso, ou seja, os alunos ainda terão acesso aos conteúdos, mas as atividades como correção de exercícios e plantão de dúvidas só serão retomadas após o período. Para a aprovação e emissão de certificado, o aluno deve, por meio da plataforma, realizar 70% das atividades propostas, obtendo nota igual ou superior a sete.

Dentre os assuntos abordados estão os problemas de comunicação e os níveis de intervenção editorial. Ibraíma Dafonte Tavares também levanta questões de linguagem, como coesão e coerência, uso dos verbos, concordância verbal e concordância nominal, uso de pronomes no português do Brasil, regência verbal, utilização de artigos e crase. Aborda ainda as dúvidas mais frequentes sobre o emprego da vírgula e outras questões de linguagem.

O investimento é de R$ 396,00, podendo ser parcelado em até 4 vezes no boleto bancário ou 6 vezes no cartão de crédito.

Sobre a docente - Formada em Letras e está no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.

Gramática para preparadores e revisores de texto 
Data: 22 de novembro de 2016 a 7 de fevereiro de 2017
Carga horária: 30 horas/aula
Inscrições até: 06/12/2016, às 23h30
Investimento: R$ 396,00 (4x no boleto bancário ou 6x no cartão de crédito)
Clique aqui para informações e inscrições on-line.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp