Universidade do Livro promove oficina de edição de tradução literária

Notícia
Notícias
terça-feira, 18 de setembro de 2018

Apenas conhecer muito bem outro idioma não torna ninguém, de imediato, um bom tradutor. É preciso ter o domínio da língua a ser traduzida e ao mesmo tempo conseguir manter as ideias entre as línguas e respeitar suas particularidades. Para abordar estes temas, a Universidade do Livro, em parceria com o Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida, promove a oficina Edição de tradução literária, ministrada pela tradutora Livia Deorsola, nos dias 1º , 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2018. 

Durante os encontros, que acontecem na sede da Universidade do Livro, Livia Deorsola aborda temas como a diferença de tratamento da obra de um autor vivo e da obra de um autor ou tradutor morto, a  noção de coautoria do tradutor e seus limites, a passagem da língua-mãe para a segunda língua e expressões idiomáticas e noções histórico-culturais. 

As aulas são destinadas a tradutores, editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de Letras, Comunicação ou Editoração e demais interessados. O investimento é de R$ 300,00 com inscrições até 1º de outubro. O valor pode ser parcelado em até quatro vezes no cartão de crédito (para inscrições até 1º de outubro) ou em até quatro vezes no boleto bancário (para inscrições até 24 de setembro). 

Sobre a docente - Livia Deorsola cursou jornalismo na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e letras na Universidade de São Paulo (USP), completando seus estudos em literatura espanhola na Universidade de Barcelona. Trabalhou como editora de livros na Cosac Naify, até seu fechamento, e na Companhia das Letras. De família argentina, voltou-se sobretudo à literatura latino-americana. É também tradutora do espanhol, tendo traduzido autores como Adolfo Bioy Casares, Daniel Sada e Hernán Ronsino, além de obras infantojuvenis.

Oficina: Edição de tradução literária
Datas: 1º , 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2018
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 15 horas
Inscrições: até 24/09/2018 para pagamento com boleto bancário e até 01/10/2018, às 16h para pagamento com cartão de crédito
Investimento: R$ 300,00
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: unil@editora.unesp.br
Clique aqui para informações e inscrições on-line

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp