Universidades públicas apresentam lições aprendidas com as crises

Notícia
Notícias
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Em coletânea de artigos organizados pelo reitor e pelo vice-reitor da Universidade Estadual Paulista, pesquisadores refletem sobre os desafios das instituições públicas universitárias brasileiras 

Para contribuir com o debate em torno dos grandes desafios das universidades públicas brasileiras, o reitor e o vice-reitor da Unesp no período de 2017 a 2020, Sandro Roberto Valentini e Sergio Roberto Nobre, reúnem em Universidade em transformação: lições das crises, lançamento da Editora Unesp, 20 artigos de especialistas que refletem sobre as crises atravessadas pelo sistema universitário público paulista nas últimas décadas. “Esta é uma das obras mais úteis e abrangentes da literatura acadêmica, no século XXI, para a compreensão de universidades consideradas em crise, mas que não se refugiaram na inércia e buscam os caminhos para renascer em novas e mais sólidas bases”, comenta o prefaciador Jacques Marcovitch, que foi reitor da USP entre 1997 e 2001.

A obra apresenta e discute, na primeira parte, os principais marcos históricos relacionados à construção do bem-sucedido sistema universitário público paulista, composto por USP, Unicamp e Unesp, fortalecido pela Fapesp ao longo de sua história, bem como à conquista da autonomia universitária e sua defesa diante das ameaças enfrentadas nas últimas décadas.

Na segunda parte, o foco recai sobre o protagonismo dos departamentos como célula principal da estrutura universitária. Já na terceira, aborda-se a importância da transformação no ensino de graduação, com destaque para a ampla democratização do acesso ao ensino superior, por ser fator incontornável na busca pelo aumento da inclusão.

A quarta parte se reserva ao tema sobre a maior integração entre universidade e sociedade, articulando ciência, inovação e internacionalização. Na última parte, discute-se a sustentabilidade institucional, a partir de mudanças substantivas na cultura da organização e na gestão da pandemia da Covid-19, situação vivenciada no último ano de gestão.

“Tivemos como objetivo central registrar uma experiência vivenciada durante um mandato reitoral”, anotam Valentini e Nobre, na apresentação. “A motivação surgiu, também, por se tratar de um período diferenciado na história da universidade, marcado por grandes desafios, tanto pela situação orçamentária e financeira com a qual nos deparamos ao assumir a Reitoria, devido a problemas de natureza estrutural e conjuntural, como pela nossa intenção de buscar modernização e transformações profundas, até́ mesmo culturais, na instituição. No entanto, não nos restringimos a tal escrituração, uma vez que buscamos, na literatura científica, apoio para o processo de reflexão sobre os problemas enfrentados e com vistas à legitimação acadêmica de nossas propostas.”

Sobre os organizadores

Sandro Roberto Valentini é professor Titular em Biologia Molecular e Microbiologia. Farmacêutico-Bioquímico formado pela Unesp. Realizou Mestrado na Unifesp, Doutorado na USP, com estágio no Massachusetts Institute of Technology, e Pós-doutorado na Harvard University, nos Estados Unidos. Professor Honorário da University of Queensland, na Austrália, e da Hubei University, na China. Reitor da Unesp (2017-2020).

Sergio Roberto Nobre é professor Titular em História da Matemática. Matemático formado pela Unicamp. Realizou Mestrado na Unesp, Doutorado na Leipzig Universität e Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München, na Alemanha. Membro efetivo da Académie Internationale d’Histoire des Sciences, na França. Editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Vice-Reitor da Unesp (2017-2020). 

Título: Universidade em transformação: lições das crises
Organizadores: Sandro Roberto Valentini e Sergio Roberto Nobre
Número de páginas: 456 
Formato: 21 x 28 cm
Preço: R$ 96,00
ISBN: 978-65-5711-006-5

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br