Esta seleção de textos clássicos de Tomás de Aquino discute a tríplice divisão aristotélica das ciências. Apresenta-se aqui uma vigorosa, sofisticada e frequentemente descurada concepção do pensamento científico. Livro básico para a investigação epistemológica e para a história da filosofia e do pensamento medievais.
Autor deste livro.
A obra de Abelardo distribui-se em várias direções: teologia sistemática, exegese bíblica, sermões, ética, lógica, sem esquecer a poesia e as cartas. Não seria exagero dizer que ele teve papel de destaque em todos estes setores. No que diz respeito à lógica, Abelardo nos deixou quatro textos: Introductiones dialecticae, Logica "Ingredientibus", Logica "Nostrorum petitione sociorum" e Dialectica. Trata-se do mais importante monumento ligado à chamada "Lógica velha". Este volume, Logica "ingrendientibus", pode ser dividido em três grandes partes. A primeira é constituída por considerações gerais sobre a lógica e a filosofia. A segunda contém um comentário literal da introdução da Isagoge. A terceira, na qual nos deteremos com mais vagar, é justamente uma investigação sobre as perguntas de Porfírio com o objetivo de respondê-las.
Físico, matemático, astrônomo, filósofo e literato, Galileu Galilei foi um dos pilares do Ocidente contemporâneo. Nos textos reunidos em Ciência e fé, travamos contato com o seu pensamento revolucionário, ao desvendar as relações entre a Ciência da Natureza (chamada na época de "Filosofia Natural") e a interpretação que a tradição católica faz da revelação bíblica durante o século XVII.
Este livro mostra o papel decisivo do poder público para desenhar o desenvolvimento dos Estados Unidos. A ação dos estados e governos locais promoveu a construção de infraestrutura na primeira metade do século XIX – e o país foi mudando de cara.
A terceira edição em inglês deste texto clássico contém um novo prefácio e mais reflexões sobre diversos aspectos, nos quais o autor analisa tanto os mais recentes debates sobre a ciência como o impacto dos produtos e práticas científicas sobre a comunidade humana.
Esse livro visa a suprir uma lacuna na bibliografia em língua portuguesa, proporcionando aos estudantes e demais interessados o acesso a fontes primárias da Idade Média, em traduções confiáveis. Dividido em quatro grandes segmentos, ele constitui uma antologia extremamente abrangente dos principais textos e documentos medievais, abordando questões como a herança romana, as invasões bárbara, o milenarismo, as Cruzadas, a organização feudal, a origem dos estilos românico e gótico na arquitetura, os movimentos heréticos e as universidades. Inclui ainda bibliografia e um vasto glossário de autores, personagens e obras, o que facilita sua utilização seja individualmente seja em sala de aula.