Estamos vivendo uma era de descobertas astronômicas fabulosas. Percebemos, a cada dia, o quanto ainda nos resta descobrir sobre o cosmos e o quanto as novas tecnologias têm nos ajudado nessa aventura do descobrimento, permitindo a abertura de novas janelas pelas quais podemos apreciar a beleza do Universo. Este volume da Coleção Paradidáticos tem por objetivo fazer que o leitor se sinta entusiasmado a participar dessa aventura e a aprender, cada vez mais, sobre o meio ambiente que nos cerca, que inclui, além do ar, dos mares, dos riso e das florestas, também o Sol, a lua, os planetas, as estrelas, as galáxias, os aglomerados de galáxias, os quasares, os pulsares, os buracos negros... Ou seja, descobrir o Universo com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas de que o Homem dispõe.
Maria Cristina Batoni Abdalla é professora livre-docente do Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo. Foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no Cern, em Genebra, na Suíça.
Thyrso Villela Neto é pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia – Inpe-MCT, em São José dos Campos (SP). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira no biênio 2000-2002.
A palavra caos, desde a Bíblia, é relacionada a tudo aquilo que é instável, desordenado e imprevisível. Prêmio Nobel de Química de 1977, o autor questiona esse conceito. Ao associá-lo a noções de probabilidade e de irreversibilidade, trabalha com descrições estatísticas que reconsideram o conceito de caos, gerando uma nova coerência, que permite o desenvolvimento de uma teoria quântica em que a aparente desordem na relação entre a natureza e o tempo não anuncia o Apocalipse.
O objetivo desta obra é expor elementos habitualmente eclipsados no estudo da Termodinâmica, aspectos que podem auxiliar o não especialista a transitar de maneira mais avisada em contextos nos quais ocorram os conceitos termodinâmicos fundamentais.
Para que a física acomode algo ainda tão estranho quanto é o fenômeno da consciência a seu campo de reflexão, devemos esperar uma mudança profunda e fundamental da própria mirada filosófica quanto à natureza da realidade. Sombras da mente fornece uma visão sobre onde essas guinadas podem ocorrer e qual pode ser nossa compreensão futura do mundo.
O advento da Internet há pouco mais de uma década trouxe consigo uma revolução. Atualmente uma nova revolução se avizinha. Ela é representada pelo desenvolvimento da arquitetura Grid de processamento globalizado. O livro começa traçando o caminho da evolução da Internet, ancestral do Grid, ressaltando o impacto que ela causou em nossa sociedade. Sua história pode nos permitir antever a revolução que se avizinha com o avanço do Grid. Após um passeio por alguns conceitos ligados às redes computacionais e protocolos de comunicação, os autores apresentam a arquitetura Grid. Em seguida, buscam introduzir o leitor em algumas aplicações do Grid, com especial ênfase na Física Experimental de Altas Energias. No final do livro elencam alguns sites e projetos ligados ao Grid.
Neste livro os autores, com a ajuda de princípios termodinâmicos associados ao processo de transformação da energia, apresentam a questão energética em uma perspectiva de uso cotidiano, explorando diferentes fontes naturais, da produção, do condicionamento e da distribuição que a tornam acessível ao consumo. Trata-se da capacidade transformadora engendrada pela tecnologia, o que remete a uma nova ordem científico-tecnológica. Como afirma Irlan von Lisingen no Prefácio, "... neste livro há uma convergência marcante com o enfoque educacional CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), no que diz respeito aos objetivos de formação da capacidade crítica e criativa, com vistas à transmissão de poder social ao público em geral".