Perspectivas multidisciplinares
Os impactos ambientais decorrentes da ação humana têm se tornado cada vez mais evidentes e intensos, comprometendo o equilíbrio dos ecossistemas e a disponibilidade dos recursos naturais. Nesse contexto, os aspectos sociais e econômicos amplificam a complexidade da tomada de decisões rumo ao desenvolvimento sustentável. Nesse cenário desafiador, as áreas de Engenharia e de Ciência Ambiental são fundamentais para produzir conhecimento e tecnologias capazes de conciliar a proteção ambiental com o bem-estar social e o desenvolvimento econômico. Este livro reúne contribuições de pesquisadores atuantes em diversos campos daquelas duas disciplinas, sendo direcionado, principalmente, para profissionais e alunos de pós-graduação. Além de apresentar aspectos atuais e relevantes dessas áreas, a obra fornece ao leitor uma experiência multidisciplinar da engenharia e da ciência ambiental, destacando a necessidade de integração entre diversas esferas de conhecimento na busca pelo ideal do desenvolvimento sustentável.
Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) de São José dos Campos. É graduado em Engenharia Hídrica pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e doutor em Engenharia Mecânica pela Unesp, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG). Atua nas áreas de Recursos Hídricos, Hidrologia, Hidráulica e Energia, com foco em: hidrologia de áreas de proteção ambiental e montanhas, e nexo água-energia.
Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) de São José dos Campos. É graduado em Engenharia de Materiais e doutor em Engenharia Mecânica pela Unesp, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG). Atua nas áreas de Processamento e Caracterização de Compósitos, com foco em: comportamento em fadiga de compósitos.
Em sua 2ª edição, este dicionário apresenta mais de oito mil termos e conceitos relacionados a diferentes aspectos da ecologia e das ciências ambientais. Encontram-se aí vocábulos de importância contemporânea, tais como comunidade biótica, biodiversidade, recursos genéticos, toxicologia, poluição do ar e da água, além da análise de conceitos fundamentais, como ciência do solo, ciclos bioquímicos e geoquímicos, meteorologia e climatologia, efeito estufa, entre outros. (Co-edição: Melhoramentos)
Reúnem-se neste livro vinte entrevistas com grandes nomes da nova cosmologia surgida das recentes teorias do caos e da desordem, que puseram por terra os alicerces de uma ciência tida como pacífica: I. Prigogine, H. Atlan, E. Morin, P. Feyerabend, J.-P. Dupuy, B. d'Espagnat, F. Capra, H. Reeves, A. Jacquard, J.-P. Changeux, J.-M. Lévy-Leblond, J. Attali, H. Dreyfus, E. Feigenbaum, H. Foerster, H. A. Simon, T. Winograd, S. Papert e P. Lévy.
Geoquímica do urânio aplicada a águas minerais apresenta resultados de estudos realizados nas estâncias hidrominerais das cidades paulistas Águas de Lindóia e Águas de Prata, que têm no turismo e na industrialização e comercialização de águas minerais suas principais atividades econômicas. No entanto, ainda é escasso o conhecimento disponível sobre a radioatividade dessas águas, mesmo que já em 1928 Águas de Lindóia tenha recebido a visita de madame Curie, na época em que se iniciavam os estudos sobre a radiatividade das águas minerais no Brasil.
Investigada por David Bohm nestas inspiradoras e visionárias palestras, a célebre teoria da relatividade de Albert Einstein, publicada em 1905, modificou para sempre a maneira como pensamos o tempo e o espaço, assinalando uma ruptura decisiva com as concepções clássicas de Newton. No presente livro, estão expostos os conceitos trabalhados pelo autor em suas conferências sobre física teórica apresentadas no Birkbeck College, que tinham como objetivo explorar a estrutura conceitual da teoria da relatividade, ressaltando o substrato filosófico que lhe dá sustentação.
A degradação ambiental do planeta está sendo acompanhada pela ampliação de uma práxis ambientalista. Visando dar as informações técnicas necessárias à eficiência dessa práxis, o livro oferece textos que permitem esclarecer, de vários ângulos, os problemas ambientais. Resultado do I Simpósio Nacional de análise Ambiental, incluem-se aqui, além disso, a análise de questões metodológicas e de legislação e a apresentação dos problemas ambientais ligados ao desenvolvimento.