(Homeopatia e medicina tradicional chinesa/acupuntura)
A valorização crescente das práticas alternativas ou complementares de medicina é um tema polêmico e complexo que aqui recebe a atenção necessária. Este livro percorre em linguagem clara e objetiva alguns dos significados sociais, culturais, filosóficos e políticos dessas técnicas e desses saberes. Plantas medicinais, ioga, homeopatia, remédios naturais, aplicação de energia e massagens, entre outras técnicas de cura, bem como o seu modo de “funcionamento” em relação à pessoa que recebe o tratamento, são objeto de análise deste livro, que também discute os desafios, dificuldades e polêmicas sobre a validação científica desse conhecimento, bem como sobre sua legitimação e regulamentação social.
Charles Dalcanale Tesser é médico e professor do departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Sempre houve e sempre haverá quem receie o poder ou se incomode com o poder. De uma ou outra forma, todos são magnetizados por ele. Podemos partir dos antigos filósofos gregos, passar pelas reflexões teológicas da Idade Média, freqüentar os clássicos modernos (Maquiavel, Hobbes, Kant, Rousseau, Hegel, Marx) e chegar aos contemporâneos, e iremos nos deparar com a mesma inquietação, com o mesmo interesse em entender as armadilhas, as sinuosidades, as misérias e a potência do poder. Este livro pode ser entendido como um convite para que nos interessemos pelo tema. O autor tenta seduzir o leitor a olhar o poder como assunto digno, crucial, estratégico, se possível desfazendo-se de alguns preconceitos e indo além de algumas "evidências". O plano não é convencer ninguém nem da "bondade" nem da "maldade" intrínsecas ao poder, mas sim abrir algumas clareiras para que se possa pensar o poder como um fato integrado à vida, que se insinua em nossos discursos, em nossos relacionamentos amorosos, em nossa atividade produtiva, nas lutas que travamos para ser felizes ou simplesmente para defender nossos interesses.
Utilizando um discurso ágil e leve, em muitos momentos com sabor de crônica de costumes, este livro recupera o processo de consolidação da intervenção do pensamento médico no campo do direito. De uma perspectiva especialmente da antropologia e da sociologia, este estudo sobre medicina legal no Brasil é, ao mesmo tempo, uma incursão pelas idéias e costumes da sociedade brasileira entre os anos de 1870 até 1930.
Apresenta-se como um trabalho estritamente científico e multidisciplinar. Nove especialistas tratam de aspectos básicos do tema, segundo diferentes perspectivas: a metodológica, a tecnológica, a química, a agronômica e a farmacológica. São também abordados os problemas de controle de qualidade e as questões ambientais envolvidas e o inquestionável alcance social.
Trata-se de uma pesquisa original, no campo da Geografia Física e Regional, centrada em dois aspectos de extrema atualidade: a utilização de tecnologia de ponta no processo de investigação da paisagem, e sua aplicação na análise da região situada no sudoeste de Mato Grosso, região do Vale do Guaropé. Este livro é leitura indispensável para os estudiosos da Ciência da Paisagem e para as pessoas interessadas em estudos mais aprofundados de uma porção do território brasileiro.
Estima-se que os países em desenvolvimento absorverão de 75% a 80% dos custos relacionados a danos causados pela mudança climática. Essa nações não podem ignorar a mudança climática, nem agir de forma isolada. Assim, são urgentes medidas para reduzir a vulnerabilidade e fixar as baes da transição para o crescimento econômico com baixa emissão de carbono. Esta obra examina os meios pelos quais o redirecionamento de políticas públicas pode ajudar as pessoas no combate aos novos riscos ambientais. Os autores mostram como integrar as realidades de desenvolvimento no contexto da política internacional em acordos, instrumentos para gerar economia de carbono e medidas para promover a inovação e a difusão de novas tecnologias. Um mundo com uma atitude climática inteligente está ao nosxso alcance se agirmos agora, tomando as medidas necessárias para nos adaptarmos a um planeta em rápida mutação.