Da lendária fundação de uma pobre vila, nas margens do Rio Tibre, aos longínquos domínios do Império e sua posterior derrocada, a história romana se escreveu entre mitos e desventuras, heroísmo e perfídia, humanismo e belicismo. Essa epopeia cujas marcas se irradiam pela civilização ocidental ganha contornos renovados neste instigante livro de Pierre Grimal. Latinista reconhecido, o historiador francês nos conduz pelos caminhos do Império com uma linguagem poética e precisa. Roma ressurge, assim, não só como potência política e militar de um mundo em constante conflito, mas também nas motivações filosóficas, artísticas ou religiosas dos homens que fizeram desta cidade a capital do mundo.
Pierre Grimal (1912-1996) foi membro da École Française de Rome e professor de literatura latina da Universidade de Paris IV – Sorbonne. É autor de Mitologia grega (L&PM, 2009) e O Império romano (Almedina, 2010).
Durante a entrevista, Leloup, o estudioso e vivenciador de diversas correntes místicas e religiosas, trata do futuro do homem e do lugar da religião/crenças na arquitetura intelectual da humanidade. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Um dos maiores divulgadores da ciência trata de temas clássicos da divulgação científica como o big bang e suas consequências cosmológicas e a questão da criatividade científica. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Professor da Sorbonne e um dos mais influentes filósofos franceses de sua geração, Andre Comte-Sponville fala sobre a condição humana, a religião e o ateísmo. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Um dos mais conceituados astrônomos e cosmologistas, o vietnamita Trinh Xuan Thuan fala de sua obra e comenta sua própria perspectiva da relação entre o Homem e o Universo. Temas aparentemente díspares como a pesquisa científica em astronomia, a integração entre religião e ciência, vida extraterrestre e teorias cosmológicas são abordados e comentados em entrevista a Edmond Blattchen.
Prêmio Nobel de Química, Ilya Prigogine fala de diversos temas recorrentes da coleção, tais como religião/Deus, a relação da ciência com a religiosidade e a perspectiva do desenvolvimento da humanidade. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.