Estudo anatômico sobre o movimento do coração e do sangue nos animais
“A descoberta da circulação do sangue é uma peça importante na história das ciências médicas e de sua historiografia. Muitos acreditam que Harvey deva ser considerado, assim como Xavier Bichat, Claude Bernard e Louis Pasteur, o precursor da chamada ‘ciência médica experimental.’” O presente livro traz a obra máxima de Harvey sobre a circulação do sangue, precedida pelo trabalho de Regina Andrés Rebollo, que analisa o texto do médico inglês e discute seus objetivos e seu contexto crítico.
Regina Andrés Rebollo possui pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, leciona na Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Filosofia e História da Ciência, com ênfase em Filosofia e História da Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina e anatomia do período moderno, Corpus Hippocraticum, Galeno, vitalismo médico dezoitocentista e a homeopatia de Samuel Hahnemann. Dedica-se aos estudos de Ética, em especial da Ética e da Filosofia moral de Mary Midgley e Peter Singer, e da chamada “Filosofia animal”.
William Harvey(1578-1657) é considerado um dos principais expoentes da história da Medicina, por ter descrito pela primeira vez em detalhes o sistema de circulação do sangue. Doutorou-se em Cambridge, em 1602, dedicando-se a partir de então ao exercício da Medicina e a estudos correlatos. Em 1609, foi nomeado professor de Anatomia e Cirurgia no Royal College of Physicians.
Em sua 2ª edição, este dicionário apresenta mais de oito mil termos e conceitos relacionados a diferentes aspectos da ecologia e das ciências ambientais. Encontram-se aí vocábulos de importância contemporânea, tais como comunidade biótica, biodiversidade, recursos genéticos, toxicologia, poluição do ar e da água, além da análise de conceitos fundamentais, como ciência do solo, ciclos bioquímicos e geoquímicos, meteorologia e climatologia, efeito estufa, entre outros. (Co-edição: Melhoramentos)
Fornecer informações sobre detalhes da evolução humana, demonstrando que ela é uma série complexa de ocorrências explicável por alguns princípios evolucionistas gerais, é o objetivo deste livro, que traz importantes dados sobre a existência de antepassados humanos, como o australopitecos, o Homo erectus e o homem de Neanderthal. Questões filosóficas derivadas das teorias de Charles Darwin e a ecologia que embasa a biologia e a evolução humanas são abordadas. Também há a discussão de intrigantes e desafiadoras perguntas sobre a singularidade humana relacionadas ao nosso comportamento, como a inteligência, a cultura, o comportamento social e a linguagem.
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no mundo, fato que enseja diferentes condutas, individuais e coletivas, para mudança dessa realidade. A pesquisa científica utilizando animais de experimentação visa gerar conhecimentos sobre a fisiologia e modelos de doenças cardíacas. O rato é o animal experimental mais utilizado para estudo do sistema cardiovascular, sendo a pressão arterial um parâmetro fisiológico de interesse de monitoramento em diferentes protocolos experimentais. Entretanto, o pequeno porte do rato impõe dificuldades relacionadas à prática cirúrgica para aquisição deste parâmetro. A cateterização vascular é um procedimento cirúrgico para inserção de cateteres de polietileno em vasos arteriais e venosos, para registro da pressão arterial e administração intravenosa, respectivamente. É uma cirurgia que exige habilidade do experimentador, normalmente alcançada com suporte técnico qualificado e treino utilizando grande número de animais. A motivação para esta obra parte do interesse didático em auxiliar na capacitação daqueles que desejam adquirir essa habilidade cirúrgica, com o compromisso ético da prática dos “3Rs” (do inglês reduction, refinement and replacement), recomendado pelos comitês de ética. Portanto, este livro sistematiza didaticamente a cirurgia de cateterização vascular, utilizando de textos ilustrados e vídeos que abordarão aspectos práticos de cada etapa, finalizando com os cuidados pós-operatório.
Os escritos de Johann Wolfgang von Goethe sobre as ciências naturais. Embora seja conhecido principalmente por sua vastíssima obra literária, Goethe foi também, durante mais da metade de sua vida, um dedicado homem de ciências. Este volume traz uma seleção dos escritos de Goethe sobre os mais diversos domínios das ciências naturais, com destaque para morfologia, botânica, anatomia, zoologia, osteologia, geologia, mineralogia e meteorologia.
Este livro apresenta um rico conjunto de informações sobre plantas medicinais de áreas de cerrado do município de Botucautu (SP), obtidas em extenso trabalho de pesquisa, realizado entre 2004 e 2005. Com base em artigos, teses, monografias e catálogos publicados nos últimos vinte anos, identificaram-se 500 espécies vegetais da região, 170 das quais caracterizadas por seu potencial medicinal.