Livro

Erotismo e religiosidade

Romances de Antônio da Fonseca Soares sobre mulheres

Carlos Eduardo Mendes De Moraes
Imprimir Download Pdf

Conjunto de estudos produzido por pesquisadores da área de Letras, este livro trata da obra de um curioso personagem, Antônio da Fonseca Soares, autor português do século XVIII. A singularidade do poeta e orador está no fato dele ter produzido uma obra vasta, parte composta por poemas eróticos, satíricos e lírico-amorosos, assinada por Antônio da Fonseca Soares, e parte relativa a uma oratória fervorosamente religiosa, assinada por Frei Antônio das Chagas, nome sob o qual se tornou mais conhecido.

O segundo personagem emerge após a conversão do poeta à vida monástica. Essa escolha motivou o poeta, que havia se exilado voluntariamente no Brasil, a escrever uma carta a Dom Francisco de Sousa pedindo para voltar a Portugal na condição de religioso, tornando-se esse documento essencial para se compreender sua conversão.

Ao mesmo tempo, a própria escolha do poeta como objeto de estudo deu-se por um “acidente de percurso” durante a elaboração de um guia biográfico e bibliográfico de cerca de duas centenas e meia de autores que assinaram trabalhos nas academias brasílicas da Bahia nos anos de 1724 e 1759. Constatou-se, então, que o nome de Antônio da Fonseca Soares não constava em nenhuma daquelas associações. Mesmo assim, optou-se pela inclusão de 104 de suas produções, em mais de três centenas, que se encontram arquivadas na Biblioteca Geral de Universidade de Coimbra, em Portugal.

Os estudos abordam diversas questões sobre o poeta e religioso português e seus escritos, como a relação entre suas identidades e a forma como representou a mulher em sua obra.

  • Ano: 2013
  • Acabamento: Brochura sem orelhas
  • Páginas: 161
  • Edição: 1
  • ISBN: 9788539304226
  • Peso: 0g
  • Formato: 14X21

Autores