Uma investigação acerca da história da psicanálise
Borch-Jacobsen e Shamdasani apresentam aqui uma análise detida sobre quem realmente teria sido Freud e sobre a real envergadura de sua produção intelectual. Suscitando polêmica na mesma medida em que vem atraindo a curiosidade do público desde sua publicação original, este livro expõe a exame um franco e direto ataque a esse nome maiúsculo do cenário intelectual contemporâneo.
Mikkel Borch-Jacobsen é professor de literatura francesa e comparada na Universidade de Washington. É ganhador do Prix de la Psyché (1987) e do Gradiva Award (concedido pela National Association for the Advancement of Psychoanalysis, em 1997). Autor de obras influentes sobre teoria e história da psicanálise e coautor do best-seller O livro negro da psicanálise (Civilização Brasileira, 2011).
Sonu Shamdasani é professor do Centro de História da Psicologia na University College London. É um dos mais renomados especialistas em Jung. Suas obras foram traduzidas em diversas línguas e C. G. Jung’s The Red Book. Liber Novus (2009) recebeu o Heritage Award do New York Book Show como melhor livro dos últimos 25 anos.
Este livro expõe como Sigmund Freud (1856-1939) partiu da "cura pela palavra", adotada pelo Dr. Josef Breuer no final do século XIX, e a transformou, mediante o estudo de seus pacientes, criando a psicanálise. Nesta obra são apresentados os principais conceitos desenvolvidos pelo médico austríaco, como a teoria da sedução, a sexualidade infantil e o complexo de Édipo, e discutem-se as relações entre Freud e Charcot, a ciência fliessiana de Freud e seu legado. Freud, segundo o autor, modificou a perspectiva tradicional da psicologia, que concentrava seu interesse em fenômenos cognitivos, como memória, inteligência e percepção. Segundo o biólogo de Harvard William Norton Weehle, em 1917, o trabalho da psicanálise "teve a coragem de desenterrar o subconsciente, o solo de todo o egoísmo, avidez, luxúria, covardia, preguiça, ódio e inveja que cada um de nós carrega como herança cultural do mundo animal".
Esta obra aborda a dinâmica da consciência, da percepção e da compreensão dos eventos mentais em sua característica central relacionada à intencionalidade. Sua análise da concepção de pessoa - aquela que temos de nós mesmos, ordinariamente, na condição de seres racionais, livres e responsáveis - situa-se no contexto da pesquisa neurocientífica contemporânea, propondo temas para a ética, no que diz respeito à relação homem-máquina e ao livre-arbítrio. O autor incorpora a estratégia explicativa de elaboração de modelos cognitivistas e de experimentos de pensamento, na forma de histórias ilustrativas, para elucidar questões sobre a natureza das crenças, dos desejos e de vários tipos de experiências mentais.
Para mostrar a amplitude dos estudos do psiquiatra e psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981), o livro reúne artigos de alguns dos principais nomes da filosofia e da psicanálise brasileira e internacional. Formado por 12 artigos de alguns dos principais nomes da filosofia nacional e internacional, este livro traça uma cartografia diversificada que visa mostrar a riqueza das questões e promessas postas pela experiência intelectual de Jacques Lacan. Vinte anos depois de sua morte, pensar a partir e através de Lacan ainda é um desafio que alguns aceitam de bom grado.
O método Basics, dirigido pelo médico G. Alan Marlatt, da Universidade de Washington (Seattle, EUA), é mundialmente reconhecido como uma forma eficiente e econômica de prevenção ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Este livro explica essa abordagem, voltada para a na redução de danos. Isso significa reduzir os comportamentos de risco (como usar drogas ilícitas associadas à bebida) e buscar uma melhora gradual (beber menos, mais devagar e com o estômago cheio) em vez de priorizar a abstinência total e imediata do álcool.
Introdução estimulante e abrangente aos estudos de psicologia Explorando alguns dos avanços e desenvolvimentos mais importantes na psicologia – desde a psicologia do desenvolvimento, passando por questões relacionadas à adolescência e a comportamentos agressivos, chegando à psicologia cognitiva – esta é uma introdução estimulante para qualquer pessoa interessada em compreender a mente humana.