Esta importante obra de Henri Puig responde às agudas preocupações atuais em relação a um ecossistema frágil e ameaçado. A formação multidisciplinar do autor permite que não se restrinja ao mundo vegetal e lhe franqueia a abordagem da luxuriante complexidade da floresta tropical.
Henri Puig é professor emérito no laboratório de Ecologia Terrestre da Universidade Paul Sabatier de Tolouse (França), onde ensinou de 1994 a 2000 Biologia Vegetal e Ecologia. Foi professor da Universidade Pierre et Marie Curie (Paris VI, França), de 1981 a 1994, onde dirigiu o Laboratório de Botânica Tropical. Realizou vários trabalhos de pesquisa na América Tropical, principalmente no México e na Guiana Francesa.
Durante a entrevista, Leloup, o estudioso e vivenciador de diversas correntes místicas e religiosas, trata do futuro do homem e do lugar da religião/crenças na arquitetura intelectual da humanidade. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Um dos maiores divulgadores da ciência trata de temas clássicos da divulgação científica como o big bang e suas consequências cosmológicas e a questão da criatividade científica. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Professor da Sorbonne e um dos mais influentes filósofos franceses de sua geração, Andre Comte-Sponville fala sobre a condição humana, a religião e o ateísmo. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Um dos mais conceituados astrônomos e cosmologistas, o vietnamita Trinh Xuan Thuan fala de sua obra e comenta sua própria perspectiva da relação entre o Homem e o Universo. Temas aparentemente díspares como a pesquisa científica em astronomia, a integração entre religião e ciência, vida extraterrestre e teorias cosmológicas são abordados e comentados em entrevista a Edmond Blattchen.
Prêmio Nobel de Química, Ilya Prigogine fala de diversos temas recorrentes da coleção, tais como religião/Deus, a relação da ciência com a religiosidade e a perspectiva do desenvolvimento da humanidade. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.