Antes mesmo de sua morte trágica, Che Guevara já suscitava as paixões e as imagens provocadas pelos mitos. Da selva latino-americana à conturbada Paris de 1968, da Cuba revolucionária aos câmpus universitários de todo o mundo, a figura do Che consubstanciava ideais e sonhos que transcediam o homem e a época. Alcançar uma avaliação balanceada desse personagem intrinsicamente polêmico, objeto constante de admiração e rancores, é o desafio enfrentado brilhantemente por Olivier Besancenot e Michael Löwy.
Olivier Besancenot foi candidato à presidência da França e é membro da direção do Novo Partido Anticapitalista (NPA).
Michael Löwy é diretor emérito do CNRS, pesquisador da história do marxismo na América Latina. Pela Editora Unesp, os autores já publicaram Che Guevara: uma chama que continua ardendo (2009).
Durante a entrevista, Leloup, o estudioso e vivenciador de diversas correntes místicas e religiosas, trata do futuro do homem e do lugar da religião/crenças na arquitetura intelectual da humanidade. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Um dos maiores divulgadores da ciência trata de temas clássicos da divulgação científica como o big bang e suas consequências cosmológicas e a questão da criatividade científica. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Professor da Sorbonne e um dos mais influentes filósofos franceses de sua geração, Andre Comte-Sponville fala sobre a condição humana, a religião e o ateísmo. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.
Um dos mais conceituados astrônomos e cosmologistas, o vietnamita Trinh Xuan Thuan fala de sua obra e comenta sua própria perspectiva da relação entre o Homem e o Universo. Temas aparentemente díspares como a pesquisa científica em astronomia, a integração entre religião e ciência, vida extraterrestre e teorias cosmológicas são abordados e comentados em entrevista a Edmond Blattchen.
Prêmio Nobel de Química, Ilya Prigogine fala de diversos temas recorrentes da coleção, tais como religião/Deus, a relação da ciência com a religiosidade e a perspectiva do desenvolvimento da humanidade. A obra integra a coleção Nomes de Deuses, que originou-se de um programa de entrevistas realizado durante os dois últimos anos da década passada, por Edmond Blattchen.