África Austral e América do Sul na virada do milênio
O livro mostra como há combates bem-sucedidos dos dois lados do Atlântico contra a pobreza, os quais combinaram ações de curto e médio prazo num quadro de acordos de livre-comércio entre países ou agrupamentos latino-americanos e africanos. O objetivo é aumentar as trocas comerciais e favorecer articulações de valores de maneira que a melhora dos índices de desenvolvimento humano enseje a fixação de critérios institucionais comuns em ambos os lados do Atlântico Sul.
Jonuel Gonçalves é economista da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, e pesquisador do Centro de Estudos da Educação e Desenvolvimento em Ondjiva, Angola.
A partir do estudo do sistema internacional contemporâneo, este livro mergulha na constituição histórica e na atuação dos atores políticos brasileiros no Mercosul. Inclui ainda um capítulo sobre os grupos de interesses no contencioso Brasil-Argentina do açúcar. Este livro, de Marcelo Fernandes de Oliveira, é uma contribuição aos estudos de relações internacionais de parte de uma geração nova, que está ocupando seu espaço na vida intelectual brasileira. Essa área do conhecimento tem crescido: dos anos 90 até agora, a ampliação do número dos pesquisadores permitiu o adensamento dos estudos das correntes teóricas que se movem no mundo, viabilizando a aplicação crítica dessas ferramentas para a compreensão da política exterior do país. O tema da integração regional tem tido destaque, particularmente o Mercosul, visto ser considerado relevante para a compreensão da inserção internacional do Brasil. Este livro discute essas questões, aprofundando os temas dos mecanismos decisórios, dos atores institucionais, políticos e sociais. Há uma contribuição específica, ao dar destaque ao papel do Parlamento e dos seus limites no tocante à política exterior.
Corsi retorna à época do Estado Novo a fim de compreender a relação entre as diretrizes da política externa e a implementação de um projeto nacional. As vantagens políticas e econômicas alcançadas por Getúlio Vargas, na esfera das relações internacionais, aparecem como peça fundamental na costura da unidade nacional e da viabilização do processo de industrialização. Inserção mundial e consolidação nacional são assim avaliadas com base em uma óptica renovada.
Este livro tem por objetivo mostrar a atualidade do pensamento de Marx através de pensadores que se assumem como marxistas ou marxianos, num momento em que vozes diversas, na academia, na imprensa, na política, persistem em proclamar sua superação como ferramenta útil para a análise da realidade circundante. Os ensaios apresentados neste livro compõem uma verdadeira mini-enciclopédia marxista; são reflexões sobre sindicalismo, partido político, socialismo, terrorismo, nacionalismo, imperialismo, ecologia, ou seja, nenhuma das questões que preocupam a humanidade neste início de século deixou de ser incluída.
Trabalho que visa esclarecer a relação entre teoria econômica e política ambiental. Trata-se de rever o debate sobre meio ambiente a fim de analisar, de uma perspectiva econômica, as experiências internacionais com políticas ambientais. Dessa forma, descobre-se o espectro de influência da discussão realizada no círculo de economistas do meio ambiente.
O início dos anos 1980, em especial os períodos compreendidos pela era Reagan e pela era Tatcher, assinala um retumbante retorno ao liberalismo. Velhos dogmas voltam ao primeiro plano da ideologia econômica, retomando seu prestígio, tendo o princípio do livre-mercado como o único mecanismo eficiente de regulação. São passados em revista temas como: o período keynesiano, as novas correntes liberais, as teorias do mercado sem crises, o Estado-providência, o corporativismo, o desemprego, a depreciação do trabalho e as dificuldades dos países em desenvolvimento.