Uma herança das abelhas
As abelhas são observadas pelo ser humano desde a Antiguidade. Elas atuam como agentes determinantes na polinização de muitas espécies vegetais e, desse modo, desempenham papel fundamental na preservação da diversidade de plantas floríferas e asseguram a produção mundial de alimentos. Atualmente, elas também têm importância econômica, pois são essenciais para a apicultura.
Neste livro, diversos especialistas apresentam novas investigações sobre o potencial biológico de dois importantes produtos dessa indústria: a própolis e a geoprópolis. A própolis é um material resinoso, produzido por abelhas africanizadas e por abelhas sem ferrão (meliponíneos) e apresenta inúmeras propriedades biológicas. A geoprópolis é produzida por abelhas indígenas ou sem ferrão e é ainda pouco conhecida pela comunidade geral.
O leitor acadêmico ou leigo encontrará aqui reunidas informações sobre essas abelhas e atividades biológicas, efeitos colaterais, recomendações de uso, versões comerciais disponíveis e novas estratégias terapêuticas desses produtos.
José Maurício Sforcin é graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu. É mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Nutrição e Produção Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, campus de Botucatu. É professor livre-docente do Instituto de Biociências da Unesp e responsável pelo Laboratório de Imunomodulação por Produtos Naturais (Lipna) da mesma instituição.