A capa do livro e seu poder de sedução: Workshop com Moema Cavalcanti - Setembro 2014

Carga horária: 6 horas
Presencial
Data: Dia 03/09/2014 ao 04/09/2014, das 18:00 às 21:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Profissionais da área de arte e design gráfico, editores e assistentes editoriais, estudantes de arte e comunicação visual, arquitetos, editores de arte, diagramadores, ilustradores, pesquisadores iconográficos, designers, estudantes de arquitetura e demais interessados.


Conteúdo

O poder de sedução da capa de um livro. A capa e a motivação de compra. A importância dos textos nas capas. A relação entre o consumidor, o livro e a capa: a compra por impulso e os livros de leitura obrigatória. Análise da obra de designers brasileiros; resumo histórico da evolução da capa e do design de capa no Brasil.


Objetivos

A partir de discussões sobre obras já realizadas, entender o processo de criação de capas e propor soluções para alguns projetos editoriais.


Metodologia

Aula expositiva, ilustrada por imagens de capas de livros produzidas atualmente no Brasil. Oficina de criação de capas usando recursos mínimos.


Moema Cavalcanti
Graduada em pedagogia, diretora de arte da Editora Abril (1968-1975); desde 1975 atua como designer independente. Criadora da identidade visual dos eventos paralelos à 46ª feira Internacional de Livros de Frankfurt; designer de livros, revistas, catálogos de exposições, calendários, etc.
Recebeu o Prêmio Jabuti em 1991, 1993 e 2007. Expôs seus trabalhos em 2000 na Associação dos Designers Gráficos (ADG): Moema Cavalcanti: 800 capas.
Já elaborou mais de mil e duzentas capas de livros para as principais editoras do país.