A construção do projeto editorial: teoria e prática - fevereiro 2014

Carga horária: 10h30
Presencial
Data: Dia 10/02/2014 ao 12/02/2014, das 18:00 às 21:30

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, publishers, coordenadores e consultores editoriais, estudantes de comunicação e editoração, empreendedores e futuros empreendedores, proprietários e futuros proprietários de editoras, outros profissionais e futuros profissionais de editoras e demais interessados.


Conteúdo

1. Conceito de edição. A natureza da edição de livros. A organização de uma editora.
2. Catálogo editorial: gêneros, linhas e séries/coleções. Foco editorial e construção de catálogo.
3. A natureza de um planejamento editorial. A justificativa de um projeto editorial.
4. Acompanhamento de projetos editoriais e sua execução nas áreas de interesse geral, literatura infantojuvenil e didática. Exemplos concretos.
5. Quando o custo ocorre antes do preço. Quando o preço é definido antes do custo.
6. Quando a estratégia de colocação é definida antes do preço. Quando o preço é definido antes da estratégia de colocação.
7. A estrutura e o funcionamento editorial para um trabalho centrado em projetos ¬ matriz de responsabilidades.
8. Como avaliar os resultados em função de projetos editoriais.
 


Objetivos

A partir da experiência de inúmeros projetos de livros avulsos, séries, coleções e linhas editoriais desenvolvidos em mais de 30 anos em editoras de grande e pequeno porte, apresentar os elementos que devem ser considerados na construção de um projeto editorial. Discutir as relações entre os custos, os preços e as estratégias de colocação dos livros. Discutir projetos editoriais nas áreas didáticas, de interesse geral e infanto-juvenil com base em exemplos concretos. Apresentar os passos para a construção do projeto, para seu desenvolvimento e sua avaliação.


Jiro Takahashi
Trabalha no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática como datilógrafo de originais, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, com a responsabilidade na criação de séries, como a Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Nosso Tempo, além do novo conceito de Livro do Professor para os livros didáticos a partir dos anos 1970. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Ediouro e Editora Prumo. E mestre em Letras pela USP, tendo lecionado por mais de 30 anos nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, do Unibero, e em cursos de gestão e planejamento econômico na pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.