Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 14 a 17 de maio de 2019 - das 18h30 às 21h30. ATENÇÃO! Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 14/05/2019).
14 a 17 de maio de 2019
Editores, assistentes editoriais, editores de texto, autores, ilustradores, designers, jornalistas, estudantes de letras e produção editorial e áreas afins, professores, bibliotecários e demais interessados.
Primeira aula
O mercado editorial: A “cadeia produtiva do livro” e o contexto em que um editor realiza seu trabalho. Mapeamento das principais forças “propulsoras” e “inibidoras” da indústria editorial. O mercado escolar, o mercado governamental e o mercado “trade”.
O que é um livro infantojuvenil? O papel do editor. A elaboração do projeto editorial. A adequação do original ao perfil do catálogo da Editora. Os vários gêneros de originais: poesia, conto, novela, livro ilustrado, história em quadrinhos, livros informativos etc.
Estudo de caso: Biblioteca Ruth Rocha. Análise de livros de vários gêneros.
Segunda aula
Um pouco da história do mercado infantojuvenil no Brasil: O “boom” da literatura infantojuvenil ocorrido no Brasil nas décadas de 1970 a 1990. Principais editoras, autores e ilustradores, que surgiram na época. Análise de livros publicados por essas editoras.
O que mudou? Principais editoras, autores e ilustradores que surgiram após a década de 1990. Análise de livros publicados por essas editoras.
Terceira aula
O livro para crianças no Brasil no século XXI: O PNBE e o surgimento do mercado trade.
As novas editoras. Existe uma nova concepção do que é um bom livro para crianças? Análise das linhas editoriais de editoras com novas propostas. As relações entre texto e imagem nos livros ilustrados. Análise de livros.
Quarta aula
Mão na massa. Os critérios de escolha do original. A edição. O projeto do livro. A escolha do Ilustrador. O contrato de edição e de Ilustração. A preparação do original. O projeto gráfico do miolo e da capa.
Onde e como obter novos projetos? As feiras internacionais.
Exercícios de edição.
Fornecer elementos para uma visão histórica do mercado editorial do livro infantil, tanto privado quanto público. Informar sobre as principais editoras e autores atuantes na área. Refletir sobre o papel do editor na elaboração de uma linha editorial: seleção, produção e promoção dos livros destinados ao público infantil e juvenil.
LOCAL DO CURSO
Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.
Cientista social formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. De 1986 a 2000 foi editora de literatura infantil da Editora Ática; de 2002 a 2016, foi gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e à Editora Moderna. Concluiu em 2017 a Pós-Graduação (lato sensu) no Instituto Superior de Educação Vera Cruz, na área de Alfabetização, com a monografia “A literatura para crianças publicada no Brasil de 1970 a 1980”. É professora no curso “História dos livros e da literatura para crianças e jovens” na pós-graduação Livros para Crianças e Jovens, no Instituto Superior de Educação Vera Cruz.