A edição de livros de literatura infantojuvenil

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 14 a 17 de maio de 2019 - das 18h30 às 21h30. ATENÇÃO! Pagto. em boleto: até 4 parcelas (para inscrições até dia 07/05/2019). Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 14/05/2019).
Inscrições até: 14/05/2019 16h00

R$ 560,00
R$ 448,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial
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Data(s)

14 a 17 de maio de 2019


Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, editores de texto, autores, ilustradores, designers, jornalistas, estudantes de letras e produção editorial e áreas afins, professores, bibliotecários e demais interessados.


Conteúdo

Primeira aula
O mercado editorial: A “cadeia produtiva do livro” e o contexto em que um editor realiza seu trabalho. Mapeamento das principais forças “propulsoras” e “inibidoras” da indústria editorial. O mercado escolar, o mercado governamental e o mercado “trade”.
O que é um livro infantojuvenil? O papel do editor. A elaboração do projeto editorial. A adequação do original ao perfil do catálogo da Editora. Os vários gêneros de originais: poesia, conto, novela, livro ilustrado, história em quadrinhos, livros informativos etc.
Estudo de caso: Biblioteca Ruth Rocha. Análise de livros de vários gêneros.

Segunda aula
Um pouco da história do mercado infantojuvenil no Brasil:  O “boom” da literatura infantojuvenil ocorrido no Brasil nas décadas de 1970 a 1990. Principais editoras, autores e ilustradores, que surgiram na época. Análise de livros publicados por essas editoras.
O que mudou? Principais editoras, autores e ilustradores que surgiram após a década de 1990. Análise de livros publicados por essas editoras.

Terceira aula
O livro para crianças no Brasil no século XXI: O PNBE e o surgimento do mercado trade.
As novas editoras. Existe uma nova concepção do que é um bom livro para crianças? Análise das linhas editoriais de editoras com novas propostas. As relações entre texto e imagem nos livros ilustrados. Análise de livros.

Quarta aula
Mão na massa. Os critérios de escolha do original. A edição. O projeto do livro. A escolha do Ilustrador. O contrato de edição e de Ilustração. A preparação do original. O projeto gráfico do miolo e da capa.
Onde e como obter novos projetos? As feiras internacionais.
Exercícios de edição.


Objetivos

Fornecer elementos para uma visão histórica do mercado editorial do livro infantil, tanto privado quanto público. Informar sobre as principais editoras e autores atuantes na área. Refletir sobre o papel do editor na elaboração de uma linha editorial: seleção, produção e promoção dos livros destinados ao público infantil e juvenil.


LOCAL DO CURSO

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docente