Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 28 a 31 de maio de 2019, das 18h30 às 21h30. ATENÇÃO! Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 28/05/2019).
28 a 31 de maio de 2019
Ilustradores, designers, editores, assistentes editoriais, editores de arte, autores, jornalistas, estudantes de letras e produção editorial e áreas afins, professores, bibliotecários e demais interessados.
Aula 1 - A ilustração nos livros infantojuvenis: enfeite ou linguagem?
Aula 2 - A ilustração nos livros didáticos e CTP: informação, exemplificação e interpretação.
Aula 3 - Infográfico e história em quadrinhos: interfaces e possibilidades em livros didáticos e literários.
Aula 4 - Ilustrações: negócios e oportunidades.
Apresentar as questões essenciais para o planejamento, a escolha, a edição e a criação de imagens para os mais variados tipos de livros: literários, infantojuvenis, didáticos e CTP — em papel ou digitais. Mostrar que ilustrações e projeto gráfico envolvem o diálogo entre a linguagem textual e a linguagem visual para a construção da mensagem; que a utilização correta de infográficos, de imagens que exemplificam e de histórias em quadrinhos é imprescindível para a construção de estratégias pedagógicas e de design instrucional eficientes.
As aulas contam com exercícios práticos de análise, reflexão, discussão e criação de briefing, focados na pertinência, na utilidade, na objetividade e na eficiência comunicacional e didática de variados tipos de imagens: ilustrações, fotos, infográficos e histórias em quadrinhos.
LOCAL DO CURSO
Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.
É ilustrador, designer gráfico, escritor e professor. Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Criação Visual e Multimídia e mestrando em Arquitetura e Urbanismo com pesquisa na qual investiga o uso de materiais didáticos ilustrados na governança ambiental. Ilustrou mais de cem obras literárias, didáticas e paradidáticas. Desenvolveu, dirigiu e produziu projetos editoriais de educação voltados para questões focadas em ecodesenvolvimento, direitos humanos e cidadania. Livros de sua autoria foram adotados em programas como PNLD e PNBE. É proprietário do estúdio Verbo e Arte Comunicação, que há vinte anos presta serviços e desenvolve projetos editoriais para diversas empresas e editoras, tais como Editora do Brasil, SESI, Moderna e Melhoramentos.