A ilustração no mercado editorial: edição, criação e linguagem visual

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 28 a 31 de maio de 2019, das 18h30 às 21h30. ATENÇÃO! Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 28/05/2019).

Pedir Reedição

Data(s)

28 a 31 de maio de 2019


Público-alvo

Ilustradores, designers, editores, assistentes editoriais, editores de arte, autores, jornalistas, estudantes de letras e produção editorial e áreas afins, professores, bibliotecários e demais interessados.


Conteúdo

Aula 1 - A ilustração nos livros infantojuvenis: enfeite ou linguagem?

Aula 2 - A ilustração nos livros didáticos e CTP: informação, exemplificação e interpretação.

Aula 3 - Infográfico e história em quadrinhos: interfaces e possibilidades em livros didáticos e literários.

Aula 4 - Ilustrações: negócios e oportunidades.


Objetivos

Apresentar as questões essenciais para o planejamento, a escolha, a edição e a criação de imagens para os mais variados tipos de livros: literários, infantojuvenis, didáticos e CTP — em papel ou digitais. Mostrar que ilustrações e projeto gráfico envolvem o diálogo entre a linguagem textual e a linguagem visual para a construção da mensagem; que a utilização correta de infográficos, de imagens que exemplificam e de histórias em quadrinhos é imprescindível para a construção de estratégias pedagógicas e de design instrucional eficientes.  


Metodologia

As aulas contam com exercícios práticos de análise, reflexão, discussão e criação de briefing, focados na pertinência, na utilidade, na objetividade e na eficiência comunicacional e didática de variados tipos de imagens: ilustrações, fotos, infográficos e histórias em quadrinhos.


LOCAL DO CURSO

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docente