A publicação de livros de sucesso: estratégias para escritores - Outubro 2013

Carga horária: 9 horas
Presencial
Data: Dia 22/10/2013 ao 24/10/2013, das 18:00 às 21:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Autores iniciantes ou não, de ficção ou não-ficção, em busca de editoras; acadêmicos interessados em transformar suas teses em livros; escritores que já se tenham autopublicado, escritores em fase de finalização de seus projetos editoriais.


Conteúdo

Como aumentar as chances de sucesso do seu original?
Quais as qualidades que editores procuram nas obras que avaliam para publicação?
Vamos discutir alguns aspectos que podem transformar um original de ficção ou não-ficção e torná-lo mais atraente no atual mercado livreiro, tanto para que editores se interessem em publicá-lo quanto, bem mais importante, para que leitores queiram lê-lo.
Observamos desde já que não se trata de fornecer alguma fórmula, mas sim de enfatizar qualidades e potenciais que cada escritor(a) já tenha, dentro de sua autenticidade, seu estilo, seu conteúdo e sua maneira particular de pensar.

Estratégias para ser lido e publicado por uma boa editora
Como ser notado em meio à multidão?
Editoras recebem centenas de originais todos os dias e têm à sua disposição bem mais obras do que conseguem publicar.
Vamos assim ver formas de fazer com que um original submetido à análise de uma editora seja lido e considerado, e que tenha chance de ser publicado por uma casa editorial séria.
Comentaremos também as possibilidades de autopublicação, inclusive por ebooks.


Objetivos

Uma oficina sintética e muito prática para que escritores entendam o mercado editorial e aumentem as chances de sucesso de sua obra. O intuito é facilitar o caminho para que cada autor(a) finalize seu livro da maneira mais interessante para o mercado e encontre uma editora que o publique.
Comentaremos o sucesso no atual cenário cultural conturbado, lotado de livros, mas com oportunidades que antes não existiam.
 


Laura Bacellar
Formada em editoração pela ECA-USP, trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e a primeira editora focada em literatura lésbica do Brasil, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu cinco livros como ghostwriter e um com seu próprio nome: Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou variados clássicos do inglês para a editora Scipione, pela qual publicou também, em parceria com o índio Tkainã, o juvenil Mãe d’água em 2008. Lançou A mãe possível em co-autoria com Carminha Levy pela Editora Ground, adaptou o Ramayana para a Berlendis e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como freelancer para várias grandes editoras.