A tipografia como elemento fundamental para o projeto gráfico do livro

Carga horária: 9 horas
Presencial
Data: Dia 06/10/2015 ao 08/10/2015, das 18:30 às 21:30

Pedir Reedição

Público-alvo

Profissionais e estudantes da área de design gráfico, arte, editoração, publicidade, arquitetura, produção gráfica, design de tipo, comunicação visual e ilustração; editores e assistentes editoriais e demais interessados.


Conteúdo

1. História da tipografia e do livro: apresentação de uma linha de tempo ilustrada da tipografia e do livro. Tipografia hoje: produção digital contemporânea; fundições e fontes nacionais e internacionais; fontes pagas e gratuitas; ferramentas de desenho de tipo; literatura sobre o assunto.
2. Princípios básicos de desenho tipográfico: breve introdução ao desenho de letras e às suas classificações. Estudos de caso: análise de livros selecionados que utilizam a tipografia como ponto de partida fundamental de projeto.
3. Fatores técnicos no uso da tipografia: através de exemplos atuais, análise mais aprofundada do uso da tipografia digital no projeto gráfico do livro contemporâneo; como o desenho tipográfico pode influenciar nas escolhas projetuais; tipografia como ferramenta de projeto; recursos tipográficos avançados.
 


Objetivos

A partir do conteúdo e exemplos apresentados, entender o papel da tipografia no projeto gráfico do livro.


Metodologia

Aulas expositivas ilustradas por imagens digitalizadas e exemplos físicos em sala de aula.


Paulo André Chagas
É designer gráfico e arquiteto formado pela FAU/USP. Sua fonte de texto Nassau foi exposta na Bienal Ibero-americana de Design de 2010 e na Bienal de Tipos Latinos em 2012. Teve seu trabalho premiado na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG – Associação dos Designers Gráficos do Brasil – em 2013 e foi o ganhador do 1º Prêmio Latinoamericano al Diseño Editorial em 2014. Trabalhou na editora Cosac Naify por 7 anos e agora tem seu próprio estúdio (Bloco Gráfico), em São Paulo.
 

Docente