A tipografia como elemento fundamental para o projeto gráfico do livro

Carga horária: 9 horas
Presencial
Data: de 7 a 9 de junho de 2016 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

Público-alvo

Profissionais e estudantes da área de design gráfico, arte, editoração, publicidade, arquitetura, produção gráfica, design de tipo, comunicação visual e ilustração; editores e assistentes editoriais e demais interessados.


Conteúdo

  1. História da tipografia e do livro: apresentação de uma linha de tempo ilustrada da tipografia e do livro. Tipografia hoje: produção digital contemporânea; fundições e fontes nacionais e internacionais; fontes pagas e gratuitas; ferramentas de desenho de tipo; literatura sobre o assunto.
  2. Princípios básicos de desenho tipográfico: breve introdução ao desenho de letras e às suas classificações. Estudos de caso: análise de livros selecionados que utilizam a tipografia como ponto de partida fundamental de projeto.
  3. Fatores técnicos no uso da tipografia: através de exemplos atuais, análise mais aprofundada do uso da tipografia digital no projeto gráfico do livro contemporâneo; como o desenho tipográfico pode influenciar nas escolhas projetuais; tipografia como ferramenta de projeto; recursos tipográficos avançados.


Objetivos

A partir do conteúdo e exemplos apresentados, entender o papel da tipografia no projeto gráfico do livro.


Metodologia

Aulas expositivas ilustradas por imagens digitalizadas e exemplos físicos em sala de aula.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01001-900 - Esquina com a rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes