Como estruturar um artigo científico de alto nível - Julho 2015

Carga horária: 07 horas
Presencial
Data: Dia 16/07/2015 ao 17/07/2015, das 18:30 às 22:00

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Público-alvo

Editores e revisores científicos, bibliotecários, orientadores de pós-graduação, graduandos envolvidos com Iniciação Científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutores, professores universitários e jornalistas da área científica.

O curso foca a publicação na ciência empírica, definida como aquela que usa evidências factuais do mundo para construir conhecimento, sejam essas evidências registradas de forma qualitativa ou quantitativa. O curso é dado em português, mas os conteúdos podem ser aplicados a artigos científicos em qualquer idioma.

Ementa
Apresenta um Método que rejeita regrinhas cabalísticas para a composição de um texto científico, concebendo a redação científica um ato criativo e artístico, guiado pela lógica da ciência. Cada elemento do texto nasce das bases lógicas e filosóficas da ciência, temperadas com elementos comunicacionais. Aplicável a qualquer área da ciência.
 


Conteúdo

1) Bases teóricas para redação científica
a) Como o conhecimento científico é construído pela ciência empírica
b) Qualidade internacional
c) Níveis das revistas internacionais
d) Mudanças no ambiente da publicação científica
e) Tipos de variáreis para pesquisa
f) Tipos lógicos de pesquisa

2) Lógica interna de um texto científico e rotina para redação
a) Lógica dos contextos do pensamento
b) O texto científico como um argumento lógico
c) Redação de objetivos

3) Rotina lógica para redação científica
a) Concepção de projeto de pesquisa compatível com a ciência de alto nível
b) Como construir a história a ser contada no artigo
c) Preparativos para a redação
d) A lógica do estilo científico internacional

4) Estrutura dos tópicos do texto e estilo científico internacional
a) Função e conteúdos necessários em cada parte do texto científico
b) Dicas para um texto de alto nível
 


Objetivos

Por meio do entendimento da lógica da ciência, será mostrada a lógica interna da construção de um artigo científico internacional. Com isso, o aluno deverá conseguir:
1) identificar a relação lógica entre ciência, metodologia e a estrutura do texto científico;
2) conceber o texto como um ambiente de debate lógico entre cientistas de várias áreas;
3) identificar erros lógicos em artigos científicos;
4) usar o método lógico proposto para estruturar textos científicos de alto padrão;
5) aprimorar suas bases científicas para melhor debater com editores e revisores internacionais.
 


Gilson Luiz Volpato
Biólogo, docente da UNESP (IBB-Botucatu) há 34 anos. Ministra cursos de redação científica há 29 anos. Tem experiência como Revisor de revistas científicas internacionais, Coordenador e Vice-coordenador de pós-graduação (10 anos), Editor-chefe de revista científica (12 anos), Avaliador de pós-graduação junto à CAPES e Presidente da Comissão dos Editores Científicos da Unesp nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas. Atualmente é pesquisador 1B pelo CNPq. Sua abordagem se diferencia pela concatenação filosófica, metodológica, sociopolítica, ética e comunicacional que imprimi à redação dos textos científicos, o pano de fundo de seu Método Lógico para Redação Científica, publicado em 2011. Ministra anualmente entre 50 a 80 cursos (teóricos e práticos) de Redação Científica nas melhores universidades públicas brasileiras; mais recentemente, também no exterior. Nesta área publicou artigos, editoriais e 10 livros. Ações na Internet: www.gilsonvolpato.com.br e Clube SOS Ciência (vídeos, links, textos, perguntas & respostas); possui 62 vídeos no Youtube.