Como montar e manter uma pequena editora

Carga horária: 21 horas
Formação a distância
Data: de 03 de agosto a 14 de setembro de 2016 (embora a aula se inicie em 03 de agosto, serão aceitas inscrições até o dia 08 de agosto).

Pedir Reedição

Embora a aula se inicie em 03 de agosto, serão aceitas inscrições até o dia 08 de agosto.



Data(s)

de 03 de agosto a 14 de setembro de 2016


Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.


Conteúdo

São abordados no curso: o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora; as responsabilidades dos produtores editoriais; os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.); os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.); o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, estes, entre outros tópicos fundamentais a serem levados em conta na busca da qualidade na elaboração de um livro.  


Objetivos

A partir de análise da experiência de algumas pequenas editoras com papel destacado no mercado editorial brasileiro e internacional, caracterizar e listar os cuidados para a montagem e a manutenção de uma pequena editora. Discutir as razões de ser uma pequena editora e seu papel dentro do mercado editorial, analisando as oportunidades e as dificuldades de seu funcionamento. Avaliar os resultados e discutir as tendências.


Metodologia

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

No ato do cadastro ou da inscrição, favor informar seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios. A partir de 03 de agosto, a cada 4ª. feira (a partir das 14h), estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (14 de setembro de 2016).                                                                      

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, favor comunicar via e-mail: unil@editora.unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2.    

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma:

  1. realizar as atividades sugeridas;
  2. realizar 70% do total de exercícios indicados durante as aulas.  
  3. atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.


CERTIFICADOS

Terão direito ao certificado de conclusão do curso de extensão os cursistas que tiverem aproveitamento satisfatório, conforme disposto no item 5.1 do “Manual do Cursista” (disponível na plataforma do curso), e que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete). Os concluintes receberão certificado digital com sua nota e o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Fundação Editora da Unesp. O prazo para emissão do certificado digital é de até 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos participantes e da correção da Avaliação Final (quando houver).

Docentes