Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 23 a 26 de fevereiro de 2016 - das 18h30 às 21h30
Gerentes, coordenadores e analistas de e-commerce de livrarias e de editoras que realizam ou não vendas diretas; profissionais dos departamentos de Marketing, Comercial e Logística; estudantes de Administração e Marketing, empreendedores e demais interessados.
Como realizar o seu diagnóstico de vendas - exercício prático em sala que contempla análise de variáveis micro e macroeconômicas que impactaram as vendas em 2015 de cada negócio tendo em vista a sua especificidade no mercado brasileiro; mapeamento e análise concorrencial a partir da ferramenta de Michael Porter; como realizar cruzamento de resultados de vendas diretas com vendas indiretas (livrarias, por exemplo) e realização, por cada participante, de análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de seu negócio a partir dos objetivos estratégicos.
Como planejar a estratégia de marketing - exercício prático em sala para desenho do planejamento por cada participante com base na análise SWOT, tendo em vista o foco em conversão em vendas e a sua articulação com os demais objetivos de marketing.
Como colocar a estratégia em prática: criação e gestão da loja virtual - passo a passo para a criação e gestão de uma loja virtual (para profissionais que desejam empreender) e exercício de heurística de Jakob Nielsen para análise qualitativa das plataformas de vendas operadas por cada um dos participantes com foco nos objetivos estratégicos.
Como colocar a estratégia em prática para impulsionar as vendas - exercício em sala para que os participantes desenhem o plano tático e operacional para ser colocado em prática na empresa em que trabalham (como estruturar equipe, dinâmica de atualização da plataforma, como capturar informações de clientes etc.).
Como mensurar os resultados - passo a passo para tagueamento da plataforma de e-commerce, configuração e utilização do Google Analytics para construção de dashboards e relatórios integrados de vendas online com demais iniciativas de marketing.
Capacitar os participantes a realizarem um planejamento de marketing com foco em conversão em vendas por e-commerce (diretas e/ou indiretas), que esteja alinhado à estratégia comercial da empresa em que atual e que seja facilmente executado. O curso articulará conceitos, cases e experiências vivenciadas pelos participantes com o propósito de desenvolver competências como planejamento e gestão, além de identificar oportunidades de vendas em tempos de crise tendo em vista cada uma das especificidades de negócio.
Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, cursando MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios na FGV. Trabalhou para grandes agências liderando projetos de comunicação e marketing digital em instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais, foi consultora sênior da TerraForum Consultores - hoje Globant Brasil -, gerente responsável pela área de Mídias Digitais da editora Cosac Naify e professora convidada do Senac São Paulo, responsável pela disciplina “Consumo e circulação audiovisual” na Pós-Graduação Lato Sensu em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio. É sócia-diretora da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence.
Jornalista pela Unesp, foi repórter no jornal DCI e acumula 15 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. Atuou em grandes agências de comunicação corporativa, como CDN e Burson-Marsteller, para organizações nacionais e internacionais de vários segmentos, como Ford, Peugeot, Intel, HP, Accenture, McDonald’s, Walmart, Electrolux, Gol e TAM Linhas Aéreas, BM&FBovespa, Odebrecht, Bayer, Vale, Votorantim e Sebrae-SP. É sócia da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence.