Comunicação para o mercado editorial - Julho 2013

Carga horária: 7 horas
Presencial
Data: Dia 23/07/2013 ao 24/07/2013, das 18:00 às 21:30

Pedir Reedição

Público-alvo

Profissionais de marketing e da área comercial de editoras, editores, editores-assistentes, estudantes de comunicação e de marketing, bibliotecários, livreiros, profissionais e futuros profissionais da área editorial e de livrarias, jornalistas, assessores de imprensa, empreendedores e futuros empreendedores, demais interessados.


Conteúdo

O trabalho de profissionais que atuam em comunicação, marketing, imprensa, relações públicas e eventos no mercado editorial éárduo, mas fundamental e estratégico na cadeia do livro. Vamos trabalhar os aspectos necessários para o sucesso e o resultado positivo para o livro, o autor, a editora, a livraria e demais atores envolvidos. O livro como sugestão de pauta, como um produto que desperta interesse e desejo. O livro na vitrine da livraria. Parcerias com pontos alternativos, identificação de oportunidades. O livro onipresente na internet e no boca a boca. O livro na capa de um veículo de imprensa de grande circulação e prestígio. Notas, matérias, reportagens, uso de mídia digital e redes sociais. Mailing lists, networking, clipping de notícias. O cuidado com a imagem, a administração do cliente, a ponte com jornalistas, editores, livreiros.


Objetivos

Analisar o panorama da engrenagem da comunicação no mercado editorial a partir de diferentes ângulos: do ponto de vista do editor, da assessoria de imprensa, dos veículos de imprensa e formadores de opinião em livros, além do público leitor. Capacitar em análises de dados e exercícios práticos situações corriqueiras de posicionamento de lançamento de livros, backlist de catálogo, e estratégicas de marketing e imprensa de empresas editoriais.


Michelle Strzoda
Diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial, é jornalista, tradutora, gestora editorial e cultural. Cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 12 anos com livros, e já exerceu cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo, e foi repórter freelancer em empresas como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra, Tinta Negra Bazar Editorial, Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal Rascunho, Revista Cult, Bons Fluidos. É autora de O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: Jornalismo e literatura no século XIX (Casa da Palavra | Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti 2011.