Contos para o Próximo Milênio (um laboratório de Ronaldo Bressane)

Carga horária: 18 horas
Presencial
Data: 26 de junho, 03, 10, 17, 24 de julho e 07 de agosto de 2017 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

Data(s)

26 de junho, 03, 10, 17, 24 e 31 de julho de 2017 (segundas-feiras).


Público-alvo

Escritores, jornalistas, roteiristas, artistas, redatores, estudantes de arte, literatura e comunicação, profissionais que buscam renovar sua escrita criativa.


Conteúdo

  1. Aula inaugural: integração e exposição da metodologia. Teoria: história visível e história oculta, parâmetros observados durante o laboratório. Teoria: Velocidade; tempo. Proposta 1.
  2. Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 1. Visibilidade, espaço. Banho de descarrego pra limpar clichê e lugares-comuns. Proposta 2.
  3. Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 2. Teoria: Leveza, o real e o imaginado. Crônica. Proposta 3.
  4. Leitura crítica dos textos produzidos a partir das propostas 2 e 3. Teoria: Exatidão. Personagem, elemento principal da ficção breve. Microconto e miniconto. Proposta 4.
  5. Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 4. Teoria: Multiplicidade. O texto em rede: parâmetros da pós-modernidade. Paródias e metaficções. Proposta 5.
  6. Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 5 e de propostas anteriores.


Objetivos

Este laboratório intensivo foca-se na produção, na avaliação e na leitura crítica de ficções curtas. Serão feitas cinco propostas de textos breves.

A teoria é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, tendo como contraponto criativo o livro Formas Breves, de Ricardo Piglia.

O laboratório será ministrado em uma aula por semana, divididas (exceto a primeira, expositiva) em duas seções: na primeira metade, leituras dos textos escritos sobre as propostas sugeridas na aula anterior; na segunda metade, teoria literária e leituras críticas.

É essencial a entrega de textos.


Metodologia

O laboratório é focado na prática, mas pede atenção à leitura da bibliografia e das teses propostas em cada aula. A partir do segundo encontro, a primeira metade da aula será ocupada com a leitura dos textos escritos a partir dos exercícios propostos no encontro anterior; a segunda metade, por teoria e nova proposta de textos da literatura moderna, com foco especial sobre prosadores e poetas contemporâneos. É indispensável que os alunos escrevam em casa os textos que serão lidos na aula seguinte. Todo texto será postado em um blog no Wordpress, criado especificamente para o laboratório (não serão aceitos textos em papel). Teoria, proposta e textos serão lidos por toda a turma simultaneamente através de um telão. Já na primeira aula se pede para que todos os alunos estejam logados no blog do laboratório — para isso, basta aceitar o convite do orientador por e-mail, abrir uma conta no Wordpress e se conectar.

A partir das reflexões de Ricardo Piglia no livro Formas Breves, os pontos observados no laboratório estruturam-se em dois eixos. O eixo vertical é fornecido pelo escritor Italo Calvino em seu livro Seis Propostas Para o Próximo Milênio, que na verdade são cinco: visibilidade, exatidão, rapidez, leveza e multiplicidade. O eixo horizontal é baseado na metodologia do curso de redação de Gílson Rampazzo, pioneiro há 40 anos nas oficinas de redação do Colégio Equipe e do Museu Lasar Segall, e observa parâmetros de escrita como linguagem, condução e concepção, bem como os três pilares do conto: personagem, espaço e tempo.

Assim, na primeira metade de cada encontro o orientador aborda diferentes aspectos do conto, passando por teoria literária e apresentação dos escritores então lidos, terminando com a proposta do exercício a ser feito em casa pelos participantes — o qual será lido e comentado pelo orientador na aula seguinte.

Para agregar todos os textos usados e lidos no laboratório, o orientador cria um blog na rede Wordpress — visível apenas para os participantes. Cada aluno postará seu texto no blog, possibilitando assim sua leitura por todos os participantes do laboratório — além de muito mais prático, não se desperdiça papel.  Na segunda metade de cada encontro (a partir do segundo) o orientador irá ler em voz alta os textos produzidos pelos participantes a partir da proposta sugerida na aula anterior. Em seguida, os participantes e o orientador comentam cada texto.

Sugere-se que os participantes levem materiais para anotações: papel, caneta, celulares, tablets. 


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docente