Curso de Extensão em Edição: o livro como negócio e produto - 2012

Carga horária: 72 horas/aula e 3 ho
Presencial
Data: Dia 04/09/2012 ao 21/11/2012, das 19:00 às 22:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Empreendedores e futuros empreendedores, administradores, editores, assistentes editoriais, gerentes editoriais e administrativos, gerentes e supervisores comerciais, designers, bibliotecários, jornalistas, publicitários e demais profissionais do livro como área de trabalho.


Conteúdo

Nosso curso será dividido em 4 grandes blocos:

Primeiro bloco
Conhecimento do mercado e dos nichos
Este será o módulo inicial em que a questão do negócio é discutida tanto nas suas questões mais gerais, comuns a todos os segmentos, quanto nas específicas, ligadas ao mercado verticalizado, em que cada especialidade é avaliada para que os participantes possam se localizar nas várias dimensões do negócio. A questão do livro digital perpassará o módulo de forma a integrá-lo nas mais diversas especialidades.

Segundo bloco
Conhecimento do conceito editorial
Tratará das discussões em torno do metier do editor/publish, da cadeia produtiva do livro, da edição e produção editorial e gráfica, do design editorial, dos direitos autorais, das questões que envolvem a decisão e o fazer editorial e que tornam possível a transformação dos originais em livro, em produto. Ou seja, o estudo das competências básicas que permitem aos profissionais criar produtos, desenvolver projetos, negociar direitos autorais com autores e editores e outras habilidades básicas para o exercício das profissões do livro.

Terceiro bloco
Conhecimento de marketing, comercialização e divulgação
Analisará o produto e sua colocação no mercado: todas as ações que podem e devem ser desenvolvidas para que o livro chegue de forma eficaz ao seu consumidor final; do marketing à imprensa, dos canais de divulgação aos de distribuição e vendas.

Quarto Bloco
Conhecimentos essenciais
O papel dos agentes literários na obtenção de títulos e no agenciamento de autores. As novas mídias e o futuro do mercado editorial. As questões de custo e formação de preços que interferem de forma radical na definição do produto, na sua tiragem, no ponto de equilíbrio.

Fechamento
Convidado especial
Um profissional fala de seu métier.


Objetivos

Permitir aos profissionais e futuros profissionais do mercado editorial aumentar seus conhecimentos sobre o negócio do livro, enriquecer sua capacidade de gestão através das discussões acerca das especificidades da área, conhecer aspectos técnicos essenciais ao negócio, atualizar-se com as novas tendências e oportunidades do mercado.

Dominar a administração do ciclo editorial prospecção–negociação–produção–distribuição–divulgação–marketing e comercialização.

Em resumo, tornar os participantes aptos a gerir seu negócio, como proprietários, gerentes administrativos ou editoriais através do conhecimento do mercado nos seus aspectos mais gerais e específicos: financeiros, produtivos e comerciais.


Docentes:

Wander Soares é Economista, Bacharel em Administração e Professor. Foi Diretor de Marketing da Editora Ática de 1975 a 1990 e da Editora Saraiva de 1990 a 2004. Atualmente é Consultor Independente em negócios editoriais;

Sandra Espilotro é formada em Biologia pela USP. Pós-graduada, é Mestra em Fisiologia também pela USP. Iniciou carreira no mercado editorial em 1980. Atualmente é Diretora Editorial da Ediouro Publicações;

Sérgio Quadros é Bacharel e Mestre em Física pela USP. Foi professor convidado pelo MEC para gravações de programa para a TV Escola. Atualmente é Diretor Geral da Santillana Brasil;

Isabel Lopes Coelho é Mestre em Língua e Literatura Francesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Diretora do Núcleo Infantojuvenil da Editora Cosac Naify;

José Castilho Marques Neto é Doutor em Filosofia pela USP, ex-Secretário Executivo do PNLL. Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação Editora da Unesp e Presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU);

Jiro Takahashi é Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo e trabalha no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos. Atualmente é Diretor Editorial da Editora Prumo;

Laura Bacellar é formada em Comunicação pela ECA/USP. Trabalha no mercado editorial desde 1983. Iniciou sua carreira na Editora Paz e Terra, já exerceu diversas funções editoriais, de Produtora da Hemus a Editora-Chefe da Brasiliense. Criou e dirige a Editora Malagueta;

Márcia Signorini é Arquiteta, Mestra e Doutora pela FAU-USP, especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade. Diretora da Signorini Produção gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial;

Francisco Homem de Melo é Designer com atuação voltada ao mercado editorial de livros. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde fez graduação, mestrado e doutorado. É autor de livros e artigos sobre design no Brasil; 

Pasquale Cipro Neto é Professor, autor de diversas obras. Articulista da Folha de S.Paulo e de outros jornais. Consultor do Jornalismo da Rede Globo (São Paulo), idealizador e apresentador dos programas “Nossa Língua Portuguesa” (Rádio e TV Cultura), “Letra e Música” (Rádio Cultura) e “Sua língua” (TV Cultura);

Maria Luiza de Freitas Valle Egea é Advogada, membro da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da Ordem dos Advogados de São Paulo. É Professora na Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA) e Diretora da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA);

Vera Balhestero é formada em Administração de Empresas pela FAAP, com especializações em TI por Berkeley e Gestão da Inovação por Stanford. Atualmente é Diretora Geral das Editoras Ática e Scipione;

Gerson Ramos é profissional do livro há 30 anos. Foi fundador e Diretor de Compras da Distribuidora Superpedido até 2011. Foi Diretor de Loja da Fnac Brasil, Gerente Geral da Ática Shopping Cultural, Gerente de Compras das Livrarias Nobel e Brasiliense e Gerente de Operações das Livrarias Laselva;

Maria José Rosolino é graduada em Comunicação Social nas habilitações de Jornalismo e Relações Públicas. É Mestre em Hospitalidade e foi Gerente de Comunicação e Marketing da Editora Scipione. É Professora e Coordenadora do Curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi-Morumbi;

Katia Saisi é jornalista com mais de 25 anos de experiência. Especialista em Comunicação e Marketing, Mestre em Comunicação e Mercado pela Casper Líbero e Doutora em Ciências Sociais (área de Política) pela PUC-SP. É Diretora da Pluricom, empresa de comunicação empresarial e política;

Marisa Moura é fundadora da Página da Cultura. Cursou Língua e Literatura Portuguesas na PUC/São Paulo e é pós-graduada em Literatura Brasileira como Ferramenta para Programas de Comunicação Institucional e Marketing Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP;

José Henrique de Abreu Guimarães é formado em Administração pela UFMG, com especialização em logística pelo Centro de Estudos em Logística do COPPEAD – UFRJ. É Presidente do Grupo Acaiaca, que engloba três unidades de negócios: Acaiaca Distribuidora de Livros, Acaiaca LOG - outsourcing logístico para editoras e Acaiaca Digital;

Fernando Quaglia é Publicitário, formado pelo Instituto de Estudos de Recursos Econômicos e Sociais de Mar del Plata/Argentina. É especialista em livros eletrônicos. É fundador da eBook Company, empresa especializada na edição, produção e comercialização de ebooks. Atualmente é Diretor da EDICEI;

André Luís Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ, MBA em Finanças Corporativa no IBMEC, MBA em Management pelo IAG-PUC/RJ. Trabalhou na Ediouro de 1995 a 2010, onde foi Diretor Executivo da Ediouro Livros. Atualmente é Publisher da HSM Editora e

Marcos da Veiga Pereira é Editor e sócio da Editora Sextante. Engenheiro de formação, foi responsável, na Salamandra, pela área de projetos especiais. Dedica-se, desde 2001, exclusivamente à Editora Sextante.