Carga horária: 3 horas
Presencial
Data: 30 de outubro de 2018 - das 18h30 às 21h30. ATENÇÃO! Pagto. em cartão de crédito: até 2 parcelas (para inscrições até 30/10/2018).
30 de outubro de 2018
Professores, revisores, preparadores, editores de texto, assistentes editoriais, jornalistas, estudantes universitários e demais interessados.
Regras gerais de colocação pronominal.
Emprego da próclise: casos obrigatórios e casos facultativos.
Emprego da ênclise.
Emprego da mesóclise.
Colocação pronominal em locuções verbais e tempos compostos.
Identificar em textos lidos e em textos próprios os principais casos obrigatórios de emprego de próclise, ênclise e mesóclise na língua portuguesa falada e escrita no Brasil. Distinguir os casos de colocação pronominal que apresentam divergência entre as variantes europeia e americana da língua portuguesa.
LOCAL DO CURSO
Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo, SP – CEP: 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant – Metrô Sé.
Licenciado em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo. Ex-professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no ensino fundamental, médio e superior e em cursinhos pré-vestibulares. Atualmente prepara, para a prova de redação, candidatos à carreira diplomática. Coautor, com Carlos Faraco, de livros didáticos pela Editora Ática há mais de 30 anos. Coautor, com Wilma Moura, do livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, lançado em 2017 pela Companhia das Letras.