Carga horária: 12h
Presencial
Data: 24 a 27 de julho de 2018 - das 18h30 às 21h30 - ATENÇÃO! Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 24/07/2018).
24 a 27 de julho de 2018
Profissionais da comunicação social e do mercado editorial, estudantes de comunicação e áreas afins como: jornalismo, edição, marketing, vendas, publicidade e propaganda, gestão de mídias sociais, multimídia e interessados em geral.
Redes sociais. Relações públicas e assessoria de imprensa. Vloggers, podcasters e influenciadores. Marketing. Eventos. Conversas com livreiros. Conversas com educadores. Comunicando uma editora. Conversa entre departamentos: comunicação e editorial. Conversa entre departamentos: comunicação e comercial. Conversando com leitores. Tendências da comunicação. Tendências do universo do livro. Autopublicação e comunicação. Estudo de casos de sucesso.
Como descobrimos um livro? O que há por trás de uma resenha, de uma entrevista com um autor, de um debate, de um anúncio publicitário ou de um post sobre uma obra literária? Pode a divulgação tornar um escritor referência? De que maneiras as editoras tomam decisões com base na interação com leitores? O curso se propõe a apresentar as principais atribuições do trabalho de comunicação em uma editora de livros, bem como propor reflexões sobre seu papel no processo editorial brasileiro hoje. Partindo da compreensão do trabalho da comunicação enquanto catalisador de encontros entre livros e seus leitores, serão discutidos casos emblemáticos do mercado editorial e suas tendências para o futuro.
Aulas expositivas, estudo de casos e debates.
LOCAL DO CURSO
Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo, SP – CEP: 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant – Metrô Sé.
É mestre em História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, com pesquisa sobre cinema de gênero e sociedade no Brasil, e possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado. É coordenador de comunicação e eventos da editora Boitempo. Coordenou diversos eventos internacionais, dentre eles os seminários internacionais “Cidades Rebeldes” (Sesc Pinheiros, 2015) e “1917: o ano que abalou o mundo” (Sesc Pinheiros, 2017) e o ciclo de debates “Diálogos com Marx” (Goethe e Tapera Taperá, 2018). Coorganizou os livros 1917: o ano que abalou o mundo (com Ivana Jinkings, Boitempo, 2017) e Por que gritamos Golpe? (com Ivana Jinkings e Murilo Cleto, Boitempo, 2016).