Formação integral do profissional de edição

Carga horária: 72 horas
Presencial
Data: 27 de setembro a 15 de dezembro de 2016 - das 18h30 às 21h30 - ATENÇÃO: R$2.880,00 (valor único, com desconto)

Pedir Reedição

Neste início de século 21, o mercado editorial brasileiro está passando por profundas transformações, com cenários novos a cada ano: a presença de editoras estrangeiras no país, as fusões de editoras, novos perfis de investidores no setor, grande quantidade de pequenas editoras ou selos editoriais lançados a cada momento, o impacto das redes virtuais tanto nos catálogos como nas estratégias de marketing, apenas para destacar os movimentos mais visíveis. Como atuar neste mundo flutuante? Como planejar as estratégias de aquisição de títulos, de produção ágil, econômica e segura, de harmonização da otimização com a qualidade, de formação de novos leitores? Este curso se propõe a formar de modo integral o novo profissional de edição para que ele domine os novos cenários e desafios que se apresentam neste momento crítico do mercado editorial e atue para renovar o setor.

Valor do curso (único) R$2.880,00:

Coordenador do curso

Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil, Ediouro e Editora Prumo/Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, da Universidade Anhanguera/Unibero, nos cursos de design da Faculdade Paulista de Artes e nos cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).



Data(s)

27 de setembro a 15 de dezembro de 2016.

ATENÇÃO!

A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscrições.

A inscrição no curso é pessoal e intransferível.

CERTIFICADOS

O participante que obtiver frequência mínima de 75% das aulas terá direito ao certificado expedido pela Fundação Editora da Unesp.


Público-alvo

Revisores, preparadores, tradutores, editores, designers, diagramadores, ilustradores, jornalistas, bibliotecários, livreiros, administradores editoriais, empreendedores, estudantes interessados em atuar na área de livros e todos os demais profissionais de edição.


Conteúdo

Calendário

As aulas serão ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas – das 18h30 às 21h30. Em função do mês de dezembro, teremos aula no período de 13 a 15 (terça a quinta).  


Objetivos

Ampliar a visão do mundo editorial e refletir sobre as grandes mudanças em curso. Identificar as características dos diversos segmentos do mercado atual e detectar novas tendências e oportunidades. Levantar e questionar as etapas de edição de um livro em face das modernas tecnologias e das novas estruturas organizacionais das editoras. Levantar e questionar as relações entre a edição impressa e a digital, sinalizando as perspectivas futuras para as duas formas. Desenvolver as competências e as habilidades adequadas para os novos cenários do setor.      

Blocos temáticos

O PUBLISHER DO SÉCULO 21: Responsabilidades e funções ligadas ao publisher e aos gestores da constituição de um catálogo editorial. São atividades de construção do foco editorial, de criação de linhas e selos editoriais, com reflexões sobre os caminhos do livro no passado, no presente e no futuro.

CRIAÇÃO E GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial, como prospecção e decisão editorial, análise de contratos, gestão de conteúdos editoriais, revisão, preparação, tradução e edição, gestão dos procedimentos de produção, avaliação dos resultados.

GESTÃO DE ARTE E PRODUÇÃO: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial e gráfico, como a identidade visual de uma editora, a importância e os elementos de um projeto gráfico, design de capa e miolo, gestão de edição de arte.

QUESTÕES DO LIVRO DIGITAL: Responsabilidades e funções ligadas à edição digital, como a natureza e os conceitos do livro digital, análise e discussão das experiências, estudos de casos, as tendências e as perspectivas da edição digital.

CASES: Estudos de casos e experiências. Mesas-redondas com debates a partir de depoimentos de autores consagrados e de profissionais de edição.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro, São Paulo, SP - esquina com a rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes