Carga horária: 72 horas
Presencial
Data: 27 de setembro a 15 de dezembro de 2016 - das 18h30 às 21h30 - ATENÇÃO: R$2.880,00 (valor único, com desconto)
Neste início de século 21, o mercado editorial brasileiro está passando por profundas transformações, com cenários novos a cada ano: a presença de editoras estrangeiras no país, as fusões de editoras, novos perfis de investidores no setor, grande quantidade de pequenas editoras ou selos editoriais lançados a cada momento, o impacto das redes virtuais tanto nos catálogos como nas estratégias de marketing, apenas para destacar os movimentos mais visíveis. Como atuar neste mundo flutuante? Como planejar as estratégias de aquisição de títulos, de produção ágil, econômica e segura, de harmonização da otimização com a qualidade, de formação de novos leitores? Este curso se propõe a formar de modo integral o novo profissional de edição para que ele domine os novos cenários e desafios que se apresentam neste momento crítico do mercado editorial e atue para renovar o setor.
Valor do curso (único) R$2.880,00:
Jiro Takahashi
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil, Ediouro e Editora Prumo/Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, da Universidade Anhanguera/Unibero, nos cursos de design da Faculdade Paulista de Artes e nos cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
27 de setembro a 15 de dezembro de 2016.
ATENÇÃO!
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscrições.
A inscrição no curso é pessoal e intransferível.
CERTIFICADOS
O participante que obtiver frequência mínima de 75% das aulas terá direito ao certificado expedido pela Fundação Editora da Unesp.
Revisores, preparadores, tradutores, editores, designers, diagramadores, ilustradores, jornalistas, bibliotecários, livreiros, administradores editoriais, empreendedores, estudantes interessados em atuar na área de livros e todos os demais profissionais de edição.
Calendário
As aulas serão ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas – das 18h30 às 21h30. Em função do mês de dezembro, teremos aula no período de 13 a 15 (terça a quinta).
Ampliar a visão do mundo editorial e refletir sobre as grandes mudanças em curso. Identificar as características dos diversos segmentos do mercado atual e detectar novas tendências e oportunidades. Levantar e questionar as etapas de edição de um livro em face das modernas tecnologias e das novas estruturas organizacionais das editoras. Levantar e questionar as relações entre a edição impressa e a digital, sinalizando as perspectivas futuras para as duas formas. Desenvolver as competências e as habilidades adequadas para os novos cenários do setor.
Blocos temáticos
O PUBLISHER DO SÉCULO 21: Responsabilidades e funções ligadas ao publisher e aos gestores da constituição de um catálogo editorial. São atividades de construção do foco editorial, de criação de linhas e selos editoriais, com reflexões sobre os caminhos do livro no passado, no presente e no futuro.
CRIAÇÃO E GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial, como prospecção e decisão editorial, análise de contratos, gestão de conteúdos editoriais, revisão, preparação, tradução e edição, gestão dos procedimentos de produção, avaliação dos resultados.
GESTÃO DE ARTE E PRODUÇÃO: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial e gráfico, como a identidade visual de uma editora, a importância e os elementos de um projeto gráfico, design de capa e miolo, gestão de edição de arte.
QUESTÕES DO LIVRO DIGITAL: Responsabilidades e funções ligadas à edição digital, como a natureza e os conceitos do livro digital, análise e discussão das experiências, estudos de casos, as tendências e as perspectivas da edição digital.
CASES: Estudos de casos e experiências. Mesas-redondas com debates a partir de depoimentos de autores consagrados e de profissionais de edição.
Praça da Sé, 108 - Centro, São Paulo, SP - esquina com a rua Benjamin Constant - Metrô Sé.
Publisher e editora, com curso de especialização em Publishing pela Universidade de Yale, atua há 23 anos no mercado editorial, com passagens pelas editoras Alaúde, Gente e Gutenberg (Grupo Autêntica). Atualmente, trabalha com Aquisições no Grupo Sextante. Ministra cursos e palestras sobre mercado editorial, incluindo o MBA em Book Publishing na Casa Educação. Sua especialidade são os livros de trade nacionais e estrangeiros, tanto de ficção quanto de não ficção, a elaboração de projetos editoriais e a descoberta de novos talentos brasileiros.
Tem formação clássica em história(@camilacabete no Twitter e Instagram). Foi pioneira no Brasil em trabalhar e desenvolver o mercado editorial digital. Colunista do Publishnews desde 2011, hoje é head de conteúdo na Árvore e podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
Link para o linkedin
É designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É sócio da Homem de Melo & Troia Design, um escritório com atuação voltada às áreas da educação e da cultura. É autor de livros e artigos sobre design gráfico brasileiro.
É designer, sócia da editora Ubu e ex-diretora de arte da editora Cosac Naify. É co-organizadora do livro Linha do tempo do design gráfico no Brasil e membro da Alliance Grafique Internationale (agi).
Bacharel em Latim e Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; licenciado em Português, mestre em Linguística e Doutor em Linguística e Filologia Românica pela FFLCH/USP. Foi supervisor de Português e coordenador pedagógico da coleção Ensino Médio Zeta, do Sistema Anglo de Ensino (Abril Educação) e assessor da UNESCO, na área de Linguagens e Códigos para elaboração de protótipos curriculares de Ensino Médio: Currículo Integrado para o Ensino Médio das normas à prática transformadora (Brasília, 2013). Autor de várias obras: Curso Abril Vestibular, Caminhos da Linguagem, Gramática em 44 lições, Para entender o texto: leitura e redação, entre outras.
Formada em Letras, trabalha no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo no serviço de internet da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.
Nasceu em Araraquara em 1936. Jornalista e escritor, passou pelas redações de Última Hora, Claudia, Realidade, Planeta, Lui, Ciência e Vida e Vogue. Tem mais de 40 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, viagens (Cuba e Alemanha) e infantis. Entre seus romances mais conhecidos estão Bebel que a cidade comeu, Zero, Não verás país nenhum, O beijo não vem da boca, Dentes ao sol, O anjo do adeus e O anônimo célebre. É autor da biografia de Ruth Cardoso, Fragmentos de uma vida, e de uma peça teatral, A última viagem de Borges. Seus livros estão traduzidos em inglês, alemão, italiano, espanhol, húngaro, tcheco e coreano do sul. Com o infantil O menino que vendia palavras ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção de 2008, no Brasil. Seu livro mais recente foi Os olhos cegos dos cavalos loucos, também vencedor do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Melhor Livro Juvenil. Em 2016, foi vencedor do prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
Atua no ramo editorial há 8 anos. Como editor, teve passagens pelas editoras Boitempo Editorial e Saraiva, e atualmente é coordenador editorial na Pearson Brasil. Seu portfólio de preparação inclui trabalhos para as editoras Cengage Learning, Editora Unesp, Grupo A, Leya, Elsevier, Editora do IEB-USP, Summus e Thomas Nelson Brasil, entre outras.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Filosofia - University of Cambridge, mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia contemporânea, Kuhn, Popper, racionalismo e ontologia da ciência. De 2001 a 2015 exerceu a função de Editor Executivo da Fundação Editora da Unesp. Desde 2015 responde pelo cargo de Diretor-Presidente da Fundação Editora da Unesp.
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil e dos grupos Ediouro e Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Foi professor e diretor acadêmico do curso de MBA em Book Publishing da Casa Educação/Instituto Singularidades até fevereiro de 2019. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de Letras, da FAM e de Pedagogia e Jornalismo, da Anhanguera/Unibero.
Jornalista pela PUC-SP, com mais de 30 anos de experiência em comunicação e imprensa em empresas públicas e privadas. Especialista em Comunicação e Marketing e mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero, é doutora em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Foi docente nos cursos de graduação em Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi e de especialização na ECA/USP, PUC-SP, Universidade São Judas, Instituto do Legislativo Paulista, entre outros. É diretora da Pluricom, empresa de comunicação organizacional e política.
Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e redigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005, Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.
Cientista social formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. De 1986 a 2000 foi editora de literatura infantil da Editora Ática; de 2002 a 2016, foi gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e à Editora Moderna. Concluiu em 2017 a Pós-Graduação (lato sensu) no Instituto Superior de Educação Vera Cruz, na área de Alfabetização, com a monografia “A literatura para crianças publicada no Brasil de 1970 a 1980”. É professora no curso “História dos livros e da literatura para crianças e jovens” na pós-graduação Livros para Crianças e Jovens, no Instituto Superior de Educação Vera Cruz.
Fundou a Agência Riff em 1991, e desde então vem representando alguns dos mais renomados escritores brasileiros, além de um notável grupo de agências literárias e editoras de todo o mundo para o mercado de língua portuguesa. Os Riff – Lucia, Laura e João Paulo, e a equipe da Agência trabalham no Rio de Janeiro. Lucia atua ramo literário desde 1983, e vê com entusiasmo o crescimento do mercado editorial brasileiro. Crédito da foto: Gabriel Andrade
Editor de arte e ilustrador e Mestre em comunicação visual pelo Pratt Institute. Trabalhou como editor de arte do Brooklyn Children’s Museum, um museu interativo para crianças, jovens e famílias, mantido pela Prefeitura de Nova Iorque, com apoio da iniciativa privada. Posteriormente, foi editor de arte na Editora Ática até abrir seu estúdio (A+com), em parceria com Didier Moraes, que fornece serviços de produção editorial, da etapa de concepção de projeto à de finalização de arte, para livros didáticos e paradidáticos. Seu portfólio inclui livros participantes de programas de alfabetização, projetos gráficos e edição de arte para livros recipientes de prêmios como o Jabuti de Melhor livro didático e de Melhor Ilustração, e projetos editoriais para a educação de jovens adultos e estudantes de ensino médio selecionados para o PNLD. É também autor de livros infantis, alguns deles participantes de programas como o PNBE, PINAIC e PNLD Literário.
Aos 9 anos de idade ganhou sua primeira edição do livro Alice no país das Maravilhas. Nunca mais foi a mesma. Fascinada pelo mundo dos livros, viveu sempre no meio deles. Arquiteta, mestre e doutora pela FAU-USP, especializou-se em tecnologia gráfica e controle de qualidade, criando a Signorini Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial.
Carioca, é neto de José Olympio – um dos fundadores do SNEL, integrante da primeira diretoria do Sindicato e seu segundo presidente – e filho de Geraldo Jordão Pereira. Engenheiro de formação, iniciou sua carreira na Salamandra, editora fundada por seu pai, em 1981, aos 17 anos de idade. Em 1997, com a venda da Salamandra para a Editora Moderna, assume a direção de marketing do grupo, cargo que exerce de 1999 a 2001. A partir deste ano se dedica exclusivamente à Sextante, editora criada com o pai e o irmão Tomás. Foi vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro entre 2003 e 2006 e é membro da diretoria do SNEL desde 2003. Também preside o Instituto Pró-Livro (IPL).
Advogada, vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA) e membro da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da Ordem dos Advogados de São Paulo. Professora da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – secção de São Paulo nos cursos de Direitos Autorais e de Entretenimento; professora e palestrante em diversos cursos e congressos relativos a direito autoral. Organizadora de cursos e eventos na área de Propriedade Intelectual através da FVE-CIEN, divisão da Freitas Valle Egea Advogados Associados, dedicada à formação profissional continuada.
Artista Plástico, Designer e Ilustrador. Trabalhou na Editora Abril, Ática e Vision (UK).
É professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, autora de Literatura: ontem, hoje, amanhã, Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida, O poeta do exílio (Melhor Obra de Literatura Infantojuvenil de 2011, pela Academia Brasileira de Letras), organizadora de Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil (com João Luís Ceccantini) e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta. Eleita para a Academia Paulista de Educação em 2015.
Formada em História, iniciou sua carreira como pesquisadora iconográfica no Projeto Museu de Rua (do arquiteto e fotógrafo Júlio Abe Wakahara). Desde então, vem estudando e se especializando em metodologias de pesquisa, gestão de imagens e legislação de direitos autorais. Dirige há mais de vinte anos a empresa Tempo Composto Ltda., prestando serviços de licenciamento de textos, assessoria e pesquisa iconográfica para as principais editoras de livros didáticos, revistas e publicações de interesse geral como: Editora do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Geração, Global, FTD, Mathema, Melhoramentos, Moderna, Planeta, SENAC e Três Estrelas. Recentemente criou o site www.tempocomposto.com.br, o primeiro banco de imagens especializado em obras de arte brasileira, indígena, objetos arqueológicos e históricos de museus de todo o Brasil.
É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Leciona na USP desde 1972, inicialmente no Instituto de Matemática e Estatística, e a partir de 1984, na Faculdade de Educação. É responsável por disciplinas nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo orientado algumas dezenas de mestres ou doutores. Durante quatro mandatos, foi Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. No biênio 1993-1994, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania. Participou da equipe que elaborou a Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo em 1985, do grupo de trabalho que formulou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 1998 e 2002, e coordenou a equipe que elaborou o atual Currículo de Matemática do Estado de São Paulo em 2008-2009. É autor de diversos livros: Livro de Bolso da Formação do Professor (2016), O conhecimento como um valor (2015), Ética e Educação (2012), entre outros. É autor ainda de cerca de duas dezenas de livros para crianças a partir de 5 anos.
Publisher da Faro Editorial, é jornalista e professor de literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Com mais de 23 anos de experiência, foi o editor de alguns dos grandes best-sellers brasileiros, como Marley e Eu, Nicholas Sparks, Sylvia Day e biografias como Furação Elis e Clara Nunes. Trabalhou em editoras diversas como Ediouro, Saraiva, Novo Conceito, Larousse. Escreve regularmente para o Publishnews, na coluna ‘Leia antes de ver’, sobre o mercado editorial e é um dos curadores do Prêmio Jabuti.
Formada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Letras pela UFMG, com pós-graduação em Literatura Brasileira pela UnB. Criou a Autêntica Editora em 1997 e hoje exerce a função de Diretora-Executiva do Grupo Autêntica.
Formado em Comunicação/Jornalismo, atua no mercado editorial desde 1981. Começou sua carreira com Massao Ohno e logo depois na Editora Nova Fronteira. Trabalhou durante 14 anos na Editora Campus-Elsevier, onde ampliou o catálogo de títulos universitários e lançou séries de grande sucesso na área de ensino de idiomas (“Como dizer tudo em...” e “Urgente!”). Nas mesmas áreas, trabalhou durante 7 anos no Grupo Editorial Nacional (GEN). Oito títulos contratados por Ricardo Redisch foram agraciados com o Prêmio Jabuti. Atualmente é consultor de empresas da área CTP.
É formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Nessa época, começou a escrever sobre educação para a revista Cláudia. Nesse período, Sonia Robato, que dirigia a revista Recreio, fez um convite-desafio para Ruth: escrever uma história para crianças. Assim nasceu Romeu e Julieta, a primeira de uma série de narrativas publicadas na revista, que mais tarde Ruth veio a dirigir. A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infantojuvenis da editora Abril. Palavras, muitas palavras, seu primeiro livro, saiu em 1976. Depois vieram Marcelo, Marmelo, Martelo — seu best-seller e um dos maiores sucessos editoriais do país, com mais de setenta edições e vinte milhões de exemplares vendidos —, O reizinho mandão — incluído na “Lista de Honra” do prêmio internacional Hans Christian Anderson —, Nicolau tinha uma ideia, Dois idiotas sentados cada qual no seu barril e Uma história de rabos presos, entre muitos outros. Em mais de cinquenta anos dedicados à literatura, a escritora tem mais duzentos títulos publicados e já foi traduzida para vinte e cinco idiomas. Ruth recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além do prêmio Santista, da Fundação Bunge, o prêmio de Cultura da Fundação Conrad Wessel, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural e oito prêmios Jabuti, da Câmera Brasileira de Letras. Em 2008, foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.
É jornalista, designer, tradutor e editor dos Selos Demônio Negro e Edith. Como editor é vencedor do Prêmio Jabuti - Categoria Poesia, em 2013 e 2014 e Prêmio Fundação Biblioteca Nacional, 2015 (Cat. Contos). Lecionou Editoração na ECA-USP. Estudou design gráfico na Hochschule fuer Grafik und Buchkunst, Alemanha e pré-impressão no RIT - Rochester Institut of Technology, EUA. Traduziu, entre outros livros, Poesia Vista, antologia bilíngue do poeta catalão Joan Brossa (Ateliê, 2005), Crimes Exemplares, de Max Aub (Amauta, 2003), Nunca aos Domingos, de Francisco Hinojosa (Amauta, 2005) e Greguerías, de Ramón Gómez de La Serna (Selo Demônio Negro, 2010). É autor do livro ILUMINURAS, Ed. Patuá. 2013.
Administrador de empresas, economista e professor, foi diretor da Editora Ática (1975/1990), diretor da Editora Saraiva (1990/2005) e consultor independente desde 2005. Ex-vice presidente e diretor do SNEL (Sind. Nacional de Editores de Livros), ex-presidente da ABRELIVROS (Associação Brasileira de Editores de Livros) e organizador/coordenador do primeiro curso de Extensão em Negócios Editoriais da UNIL/Fundação Editora da Unesp. Atualmente é Membro: do Conselho Curador da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil); da Coordenação Nacional do PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais); do Conselho Consultivo do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); Efetivo da Academia Paulista de Educação (Cadeira 17); do Conselho Fiscal da Câmara Brasileira do Livro (membro da diretoria desde 1977).