Imagem: como a pesquisa iconográfica pode enriquecer a edição do livro

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 21 a 24 de maio de 2019 - das 18h30 às 21h30 - ATENÇÃO! Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 21/05/2019).

Pedir Reedição

Data(s)

21 a 24 de maio de 2019


Público-alvo

Pesquisadores/editores que trabalham com iconografia para livros; profissionais empregados em agências fornecedoras de imagens para o mercado editorial; funcionários de setores de iconografia de instituições culturais e outros profissionais que tenham interesse na área, particularmente fotógrafos e ilustradores.


Conteúdo

Metodologia de interpretação iconográfica desenvolvida no âmbito da História da Arte e sua aplicação na pesquisa de imagens para o mercado editorial. O lugar da iconografia no fluxo editorial e a prática de pesquisa de imagens, desde os critérios empregados na seleção das imagens aos softwares mais utilizados nas estações de trabalho. Abordagem das diversas fontes de imagens de acordo com o conteúdo e características da pesquisa iconográfica. Formas de licenciamento das imagens a serem publicadas. Legislação de proteção aos direitos autorais e de imagem e sua aplicação.


Objetivos

Como a pesquisa iconográfica pode enriquecer a edição do livro. Apontar os desafios de cada etapa de trabalho para garantir a qualidade final da iconografia, a ser publicada em conformidade os direitos autorais e de imagem. Compartilhar a experiência com fontes de pesquisa, edição de imagens e na apuração dos licenciamentos/autorizações necessários.


Metodologia

Aulas expositivas, atividades e debates.


LOCAL DO CURSO

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes