Imersão em ghostwriting: teoria e prática

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 06 a 09 de agosto de 2019 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

O trabalho do ghostwriter vai além da boa escrita, ele precisa de uma boa bagagem de referências sobre diferentes estilos narrativos, habilidades de entrevistador e pesquisador, organização e produtividade, assim como ser capaz de administrar as condições de cessão de direitos autorais. Nesta imersão passaremos pela teoria e pelas referências para se iniciar na profissão, estudos de caso e aplicação durante as aulas. Até o final do curso os alunos produzirão 3 textos para formar um pequeno portfólio.



Data(s)

06 a 09 de agosto de 2019


Público-alvo

Escritores, jornalistas, editores, preparadores de texto, estudantes de Jornalismo e de Letras, tradutores, revisores, coordenadores editoriais e demais interessados.


Conteúdo

Soft skills e hard skills do ghostwriter
Panorama do mercado de ghostwriting
Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis
Voz e sujeito narrativo - como entender a lógica do autor ou biografado
Como conduzir a entrevista
Lapidando o conteúdo do autor
Pesquisa e checagem de fontes
Criando, adaptando e encontrando cases.
Formatos mais fortes:
    Como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos:  
    Biografia e perfil
    Autoajuda
    Negócios
    Conteúdo institucional
    Entretenimento
    Livro-reportagem
    Depoimento e memória
Como estruturar um texto de não ficção
Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor
O que fazer quando o autor não tem material suficiente
Administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter
Como montar uma proposta e pontos de atenção no contrato de ghostwriting
Os erros mais comuns do texto
Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter

Referências bibliográficas:
O tempo vivo da memória, Ecléa Bosi
O pacto autobiográfico - de Rousseau à internet
Como se encontrar na escrita, Ana Holanda
Escrita total, Edvaldo Pereira Lima
Argonautas, Maggie Nelson
Thinking like your editor, Susan Rabiner
On writing, Stephen King
As entrevistas da Paris Review n. 1 e 2.


Objetivos

Capacitar profissionais de texto para o trabalho do ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral. Estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras. Identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos. Criação de propostas e avaliação de contrato. Explorar as possibilidades para escrever tanto para pessoas quanto instituições, grupos e projetos. Ao final do curso, cumprindo as tarefas, os alunos terão um pequeno portfólio para adicionar à carreira ou iniciá-la.


Metodologia

Aulas expositivas, leitura de textos e uma produção de introdução de livro para exercício de teste, um perfil e um exercício em dupla para formação de portfólio ao final das quatro aulas.


LOCAL DO CURSO

Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo, SP – CEP: 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant – Metrô Sé.

Docente