Língua e literatura: um encontro de pontos de vista - fevereiro 2015

Carga horária: 06 horas
Presencial
Data: Dia 03/02/2015 ao 04/02/2015, das 18:00 às 21:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Professores, estudantes, profissionais da linguagem em geral, interessados na linguagem, na língua e na literatura em geral.


Conteúdo

Profa. Marisa Lajolo – “A leitura no espelho”
A partir do “caso” Machado de Assis, discussão 1) da instabilidade dos critérios que "definem" e "avaliam" a literatura brasileira ao longo de sua história, particularmente na contemporaneidade 2) das noções de “literariedade” e de “circulação” na constituição de um sistema literário e como tal sistema se manifesta na contemporaneidade.
Leituras sugeridas
Abreu, Márcia: A cultura letrada (Ed. Unesp)
Dicker, J.: A verdade sobre o caso Harry Quebert (trad. André Telles/Intrínseca)

Profa. Maria Helena de Moura Neves – “A vivência linguística e a norma linguística no espelho de autores da literatura brasileira”
O estudo lembra a possibilidade de uma discussão que, mediante exame de manifestações em textos literários de representativos escritores, percorra o viés da vivência linguística e da norma linguística, avaliando as tensões e as complicações desse confronto. Por aí se vai às concepções de língua, de linguagem e de gramática que os seus privilegiados manejadores nos entregam e que merecem nossa reflexão.
 


Objetivos

Profa. Marisa Lajolo
Familiarizar os alunos 1) com conceitos básicos de literatura 2) com a operacionalidade de tais conceitos no trabalho com originais e na orientação de profissionais da cadeia do livro.

Profa. Maria Helena de Moura Neves
Refletir sobre as concepções de linguagem, de língua e de gramática com que operaram representantes históricos da nossa criação literária.
 


Docentes
Marisa Lajolo
Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela USP, sob orientação de Antonio Candido. Professora Titular de Teoria Literária da UNICAMP, Professora do Curso de Letras (Graduação e Pós Graduação) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Entre suas publicações mais recentes, destaca-se Monteiro Lobato livro a livro: obra adulta (que dá sequência a Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil, obra que recebeu o Prêmio Jabuti – Livro do Ano Não Ficção [2009]) e O poeta do Exílio [biografia romanceada de Gonçalves Dias], que ganhou prêmio da Academia Brasileira de Letras em 2012. Escreve regulamente para a revista Carta Fundamental na escola e atualmente é curadora do Prêmio Jabuti.

Maria Helena de Moura Neves
É professora emérita da Unesp-Araraquara. Tem doutorado em Letras Clássicas (Grego) pela USP e Livre-Docência em Língua Portuguesa pela Unesp-Araraquara. Atua na Pós-Graduação-Letras da Universidade Mackenzie e na Pós-Graduação-Linguística e Língua portuguesa da Unesp-Araraquara. Produziu em torno de 170 obras autorais, entre livros, artigos e capítulos, entre elas: Gramática na escola, 1990; A gramática funcional, 1997; Gramática de usos do português, 2000; A Gramática: história, teoria e análise, ensino, 2002; Guia de uso do português: confrontando regras e usos, 2003; Que gramática estudar na escola?, 2003; A vertente grega da gramática tradicional: uma visão do pensamento grego sobre a linguagem, 2005; Texto e gramática, 2006; Ensino de língua e vivência de linguagem, 2010. Dicionários produzidos em equipe: Dicionário Unesp do Português Contemporâneo, 2005; Dicionário de usos do português, 2002; Dicionário gramatical de verbos do português, 1990; Dicionário grego-português, 5 volumes, 2006 a 2010 (de que também foi coordenadora, em parceria com 2 colegas). Coordenadora da equipe Sintaxe I na Gramática do Português Culto Falado no Brasil.