LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: do impresso ao digital

Carga horária: 6 horas
Presencial
Data: 27 e 28 de janeiro de 2016 - das 18h30 às 21h30

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AULA MAGNA COM MARISA LAJOLO NA UNIVERSIDADE DO LIVRO

A Universidade do Livro, pioneira nos cursos voltados à formação e aperfeiçoamento dos profissionais do livro, anuncia o início de seu ano letivo com o curso LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: do impresso ao digital, a ser ministrado por Marisa Lajolo. O curso inaugural será nos dias 27 e 28 de janeiro de 2016 e apresentará o percurso institucional da literatura para crianças e jovens no sistema literário brasileiro, discutindo a instabilidade da conceituação da literatura infantil/juvenil. Um início de ano promissor para enfrentar as instabilidades que vêm afetando o mercado editorial de hoje.



Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, autores e futuros autores de livros para crianças e jovens, jornalistas, bibliotecários, professores, contadores de histórias, mediadores de leitura, estudantes e profissionais da linguagem em geral, interessados na linguagem, na língua e na literatura em geral, empreendedores e demais interessados.


Conteúdo

Instabilidade da conceituação da literatura infantil/juvenil. Percurso institucional da literatura para crianças e jovens no sistema literário brasileiro. Escola, mercado, produção. Cultura do impresso, cultura do digital no mundo do livro infantil.

Leituras sugeridas

Abreu, Márcia. A cultura letrada. São Paulo, Ed. Unesp.

Azevedo, R. Meu aplicativo de Folclore. São Paulo, Ed. Ática.

Bandeira, Pedro. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo, Ed. Moderna.

Franco, Blandina; Lollo, J. Carlos. Quem soltou o Pum? São Paulo, Cia das Letrinhas (ebook).

Lajolo, M.; Zilberman, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo, Ed. Ática.

Monteiro Lobato. O picapau amarelo. São Paulo, Ed. Globo.


Objetivos

Familiarizar os alunos com: 1) conceitos básicos de literatura; 2) a história da literatura infantil brasileira (ênfase em Monteiro Lobato e no livro digital) e 3) a operacionalidade de tais conceitos no trabalho com originais e na orientação de educadores e profissionais da cadeia do livro.


Metodologia

Curso essencialmente prático, ancorado em exercícios e atividades individuais e em grupo, com exposição oral e recursos visuais de apoio. Os participantes poderão trazer textos que causaram ambiguidade, erro na comunicação, ou em que haja alguma dúvida para ser esclarecida.

Docentes