Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: de 31 de maio a 03 de junho de 2016 - das 18h30 às 21h30
31 de maio a 03 de junho de 2016
Editores, assistentes editoriais, bibliotecários, empreendedores e futuros empreendedores, estudantes de editoração.
Mercado editorial: A “cadeia produtiva do livro” e o contexto em que um editor realiza seu trabalho. Mapeamento das principais forças “propulsoras” e “inibidoras” da indústria editorial da década de 1960 até os dias de hoje. O surgimento do mercado do livro infantojuvenil. Consequências do crescimento da indústria editorial a partir do início do século XXI. O mercado escolar, o mercado governamental e o mercado “trade”.
O livro para crianças no Brasil de 1970 a 1990: Literatura para crianças nas décadas de 1970 e 1980: “escolar” ou “libertária”? A Lei 5692/71 e o chamado “boom” da literatura infanto-juvenil no Brasil. O estudo das linhas de editoras criadas nas décadas de 1970 a 1990. Análise de livros publicados por essas editoras.
O livro para crianças no Brasil a partir do ano 2000: Editoras de livros infantis que publicam e não publicam livros didáticos. As diferentes concepções do que é um bom livro para crianças: o que está mudando? Análise das linhas editoriais de editoras com novas propostas. Teresa Colomer e a importância da voz do narrador. Mudanças na voz do narrador através dos tempos. As relações entre texto e imagem nos livros ilustrados. Análise de livros de imagem.
Ler na escola ou ler por prazer?: O chamado mercado “trade” e suas características. Análise dos sites e das linhas editoriais de algumas editoras desse mercado. Cultura ou educação? O papel do editor: criação e manutenção do catálogo / prospecção de novas linhas editoriais.
Fornecer elementos para uma visão histórica do mercado editorial do livro infantil, tanto privado quanto público. Discutir as principais mudanças ocorridas nas concepções de leitura e do livro infantil e o papel do editor na elaboração de uma linha editorial.
Local do curso
Praça da Sé, 108 - Centro, São Paulo, SP - CEP 01001-900. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.
Cientista social formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. De 1986 a 2000 foi editora de literatura infantil da Editora Ática; de 2002 a 2016, foi gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e à Editora Moderna. Concluiu em 2017 a Pós-Graduação (lato sensu) no Instituto Superior de Educação Vera Cruz, na área de Alfabetização, com a monografia “A literatura para crianças publicada no Brasil de 1970 a 1980”. É professora no curso “História dos livros e da literatura para crianças e jovens” na pós-graduação Livros para Crianças e Jovens, no Instituto Superior de Educação Vera Cruz.