Literatura infantil: painel histórico e análise de tendências

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: de 31 de maio a 03 de junho de 2016 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

Data(s)

31 de maio a 03 de junho de 2016


Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, bibliotecários, empreendedores e futuros empreendedores, estudantes de editoração.


Conteúdo

Mercado editorial: A “cadeia produtiva do livro” e o contexto em que um editor realiza seu trabalho. Mapeamento das principais forças “propulsoras” e “inibidoras” da indústria editorial da década de 1960 até os dias de hoje. O surgimento do mercado do livro infantojuvenil. Consequências do crescimento da indústria editorial a partir do início do século XXI. O mercado escolar, o mercado governamental e o mercado “trade”.                                                   

O livro para crianças no Brasil de 1970 a 1990: Literatura para crianças nas décadas de 1970 e 1980: “escolar” ou “libertária”? A Lei 5692/71 e o chamado “boom” da literatura infanto-juvenil no Brasil. O estudo das linhas de editoras criadas nas décadas de 1970 a 1990. Análise de livros publicados por essas editoras.  

O livro para crianças no Brasil a partir do ano 2000: Editoras de livros infantis que publicam e não publicam livros didáticos. As diferentes concepções do que é um bom livro para crianças: o que está mudando? Análise das linhas editoriais de editoras com novas propostas. Teresa Colomer e a importância da voz do narrador. Mudanças na voz do narrador através dos tempos. As relações entre texto e imagem nos livros ilustrados. Análise de livros de imagem.  

Ler na escola ou ler por prazer?: O chamado mercado “trade” e suas características. Análise dos sites e das linhas editoriais de algumas editoras desse mercado. Cultura ou educação? O papel do editor: criação e manutenção do catálogo / prospecção de novas linhas editoriais.


Objetivos

Fornecer elementos para uma visão histórica do mercado editorial do livro infantil, tanto privado quanto público. Discutir as principais mudanças ocorridas nas concepções de leitura e do livro infantil e o papel do editor na elaboração de uma linha editorial.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro, São Paulo, SP - CEP 01001-900. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes