Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 05 a 08 de junho de 2018 - das 18h30 às 21h30. ATENÇÃO! Pagto em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 05/6/2018).
05 a 08 de junho de 2018
Editores, assistentes editoriais, professores, bibliotecários, , designers de mídia impressa, estudantes de arte, design e editoração, empreendedores e futuros empreendedores e demais interessados.
Num tempo em que o mercado editorial passa por dramáticas mudanças, é fundamental que os editores criem produtos que se destaquem diante da concorrência. Uma das mudanças mais marcantes desse momento é o crescimento da importância do trabalho do ilustrador, considerado em muitos casos coautor do livro ou sendo autor do livro como um todo. A tendência é também que o livro, principalmente para crianças, seja visto como um objeto que deve ser avaliado por inteiro, incluindo a escolha do papel, do formato, da tipologia e do acabamento. O foco do curso será a discussão de conhecimentos e práticas fundamentais na formação de editores, escritores, ilustradores e profissionais do mercado editorial: a relação entre texto e imagem nos livros para criança, a importância e a maneira como ocorre o trabalho dos profissionais envolvidos (escritor, ilustrador, editor e designer), conceitos relativos ao livro como objeto (função dos chamados “paratextos” – orelha, capa, apresentação, quarta capa; outros elementos constitutivos do livro: sobrecapa, capa, guardas, tipo de encadernação, formato, tipo de papel, cor, tipo de impressão) e a importância do editor como gerente de produto.
Contextualizar o livro infantil no mercado atual e oferecer valiosos conhecimentos que permitirão aos profissionais se destacarem neste segmento competitivo e em constante mudança.
Local do curso
Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.
É ilustrador, designer gráfico, escritor e professor. Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Criação Visual e Multimídia e mestrando em Arquitetura e Urbanismo com pesquisa na qual investiga o uso de materiais didáticos ilustrados na governança ambiental. Ilustrou mais de cem obras literárias, didáticas e paradidáticas. Desenvolveu, dirigiu e produziu projetos editoriais de educação voltados para questões focadas em ecodesenvolvimento, direitos humanos e cidadania. Livros de sua autoria foram adotados em programas como PNLD e PNBE. É proprietário do estúdio Verbo e Arte Comunicação, que há vinte anos presta serviços e desenvolve projetos editoriais para diversas empresas e editoras, tais como Editora do Brasil, SESI, Moderna e Melhoramentos.
Cientista social formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. De 1986 a 2000 foi editora de literatura infantil da Editora Ática; de 2002 a 2016, foi gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e à Editora Moderna. Concluiu em 2017 a Pós-Graduação (lato sensu) no Instituto Superior de Educação Vera Cruz, na área de Alfabetização, com a monografia “A literatura para crianças publicada no Brasil de 1970 a 1980”. É professora no curso “História dos livros e da literatura para crianças e jovens” na pós-graduação Livros para Crianças e Jovens, no Instituto Superior de Educação Vera Cruz.