Livro infantil e mercado editorial: artistas, editores e leitores

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 05 a 08 de junho de 2018 - das 18h30 às 21h30. ATENÇÃO! Pagto em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 05/6/2018).

Pedir Reedição

Data(s)

05 a 08 de junho de 2018


Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, professores, bibliotecários, , designers de mídia impressa, estudantes de arte, design e editoração, empreendedores e futuros empreendedores e demais interessados.


Conteúdo

    Num tempo em que o mercado editorial passa por dramáticas mudanças, é fundamental que os editores criem produtos que se destaquem diante da concorrência. Uma das mudanças mais marcantes desse momento é o crescimento da importância do trabalho do ilustrador, considerado em muitos casos coautor do livro ou sendo autor do livro como um todo. A tendência é também que o livro, principalmente para crianças, seja visto como um objeto que deve ser avaliado por inteiro, incluindo a escolha do papel, do formato, da tipologia e do acabamento.  O foco do curso será a discussão de conhecimentos e práticas fundamentais na formação de editores, escritores, ilustradores e profissionais do mercado editorial: a relação entre texto e imagem nos livros para criança, a importância e a maneira como ocorre o trabalho dos profissionais envolvidos (escritor, ilustrador, editor e designer), conceitos relativos ao livro como objeto (função dos chamados “paratextos” – orelha, capa, apresentação, quarta capa; outros elementos constitutivos do livro: sobrecapa, capa, guardas, tipo de encadernação, formato, tipo de papel, cor, tipo de impressão) e a importância do editor como gerente de produto.   

    1. Origens do livro infantil: os segredos na construção de uma linguagem adequada para crianças. A relação entre texto e imagem. O que é “iconotexto” e de que maneira ele é construído. O livro de imagens e a narrativa visual.
    2. O processo de criação de um livro infantil: Como trabalham o escritor e o ilustrador? Qual o papel do editor? Como ele trabalha? Paratextos, orelhas, quartas capas… Para que servem? A linguagem gráfica no livro infantil: o design gráfico faz parte da leitura? A mediação do editor e do designer.
    3. O mercado de livros infantis voltados para a escola: questões pedagógicas e tensões ideológicas. Textos literários e textos moralizantes: as demandas de mercado e a questão do politicamente correto nas obras infantis. Literatura e literatura paradidática: quais as diferenças? Público-alvo, demanda de mercado e qualidade literária: é possível conciliar? A venda em livrarias, a venda nas escolas e as (saudosas) compras governamentais.
    4. Os custos: Sonho criativo x viabilidade comercial. Como não viver apenas de novidades – estudos de casos. Buscas de novos mercados: clubes de leitura, bibliotecas e outras formas de ir ao encontro do público.


    Objetivos

    Contextualizar o livro infantil no mercado atual e oferecer valiosos conhecimentos que permitirão aos profissionais se destacarem neste segmento competitivo e em constante mudança.


    Local do curso

    Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

    Docentes