Livro infantil e mercado editorial: artistas, editores e leitores

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 16 a 19 de maio de 2017 - das 18h30 às 21h30 - ATENÇÃO! No cartão de crédito: até 06 parcelas (para inscrições até 16/05/2017).

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Data(s)

16 a 19 de maio de 2017


Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, professores, bibliotecários, , designers de mídia impressa, estudantes de arte, design e editoração, empreendedores e futuros empreendedores e demais interessados.


Conteúdo

Num tempo em que o mercado editorial passa por dramáticas mudanças, em que o número de editoras é cada vez maior e que se caracteriza por uma constante avalanche de novas publicações, fica mais difícil para os editores criarem produtos que se destacam diante da concorrência. Uma das mudanças mais marcantes desse momento é o crescimento da importância do trabalho do ilustrador, considerado em muitos casos coautor do livro ou sendo autor do livro como um todo. Num contexto como esse, a tendência é também que o livro, principalmente para crianças, seja visto como um objeto que deve ser avaliado por inteiro, incluindo a escolha do papel, do formato, da tipologia e do acabamento.  

O foco do curso será a discussão de conhecimentos e práticas fundamentais na formação de editores, escritores, ilustradores e profissionais do mercado editorial: a relação entre texto e imagem nos livros para criança, a importância e a maneira como ocorre o trabalho dos profissionais envolvidos (escritor, ilustrador, editor e designer), conceitos relativos ao livro como objeto (função dos chamados “paratextos” ou “peritextos” – orelha, capa, apresentação, quarta capa; outros elementos constitutivos do livro: sobrecapa, capa, guardas, tipo de encadernação, formato, tipo de papel, cor, tipo de impressão) e a importância do editor como gerente de produto.  

  1. O autor do livro para crianças não é só o escritor: O que é livro infantil?  Para que “serve” a ilustração? A importância do trabalho dos ilustradores. Como escolher o ilustrador adequado para um livro? O que é “iconotexto” e de que maneira ele é construído. O livro de imagens e a narrativa visual.
  2. O processo de criação de um livro infantil: Como trabalham o escritor e o ilustrador? Qual o papel do editor? Como ele trabalha? Peritextos ou paratextos, orelhas, quartas capas…Para que servem? A linguagem gráfica no livro infantil: o design gráfico faz parte da leitura? A mediação do editor e do designer.
  3. O mercado de livros infantis voltados para a escola: questões pedagógicas e tensões ideológicas. Textos literários e textos moralizantes: as demandas de mercado e a questão do politicamente correto nas obras infantis. Literatura e literatura paradidática: quais as diferenças? Público-alvo, demanda de mercado e qualidade literária: é possível conciliar? A venda em livrarias, a venda nas escolas e as (saudosas) compras governamentais.
  4. Os custos: Sonho criativo x viabilidade comercial. Como não viver apenas de novidades – estudos de casos. Buscas de novos mercados: clubes de leitura, bibliotecas e outras formas de ir ao encontro do público.


Objetivos

Discutir as novas tendências na edição de livros para crianças; como trabalhar para dar a cada livro o destaque que merece, enfrentando a concorrência; discutir a atuação do editor e do designer como gerentes de produto.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes