Mercado editorial e o Departamento Comercial 3.0: integrando a experiência de campo com o mundo digital visando à melhoria de resultados - fev 2015

Carga horária: 7h30
Presencial
Data: Dia 09/02/2015 ao 11/02/2015, das 18:30 às 21:00

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Público-alvo

Editores, proprietários e gerentes comerciais de editoras, livrarias, distribuidores, profissionais de vendas e marketing, empreendedores e futuros empreendedores da cadeia do livro.


Conteúdo

Serão apresentados e discutidos os seguintes temas (através de slides, gráficos e exercícios):
Análise de Resultados: esta operação é sustentável?
Qual o tamanho de equipe comercial necessária para os meus resultados atuais e o que devo fazer para crescer de forma sustentável?
Como selecionar a equipe comercial?
Diferentes clientes, diferentes estratégias comerciais.
Mídias sociais, sistemas de vendas em aplicativos móveis e comunicação intragrupo eficiente.
Serviços ao Cliente: quando vender é mais do que emitir uma Nota Fiscal.
Processos: estruturando as ações para que todos tenham a mesma forma de atuação.
Tecnologia e Informação: TI é muito mais do que um programa para emitir NF e controlar consignações.
Consignações e modelos de análise de performance cliente a cliente.
Catálogo: avaliando a vida útil de um título.
Pesquisas de mercado. Porque o mundo mudou depois do Bookscan Nielsen.
Desconto médio: vendendo livros ou vendendo percentual de desconto?
Novos mercados: onde estão, como atingir e como avaliar o custo da implantação.
Distribuidoras: aliadas ou concorrentes?
Rede de suprimentos: Logística como diferencial competitivo.
Inadimplência: aprender a domar o monstro.
 


Objetivos

Apresentar cases que se apliquem à realidade de editoras e/ou distribuidoras de diferentes portes no processo de tomada de decisão de suas estratégias comerciais, através de casos reais e exercícios propostos.
Desenvolver conceitos que auxiliem pequenas, médias e grandes empresas do mercado editorial a desenvolver modelos de controles e indicadores de resultados quanto a sua própria realidade, permitindo que a área comercial de cada uma dessas companhias sejam geradoras de resultados que produzam lucros reais.
 


Gerson Ramos
Profissional do livro há mais de 30 anos, atualmente é Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil, um dos 8 maiores grupos editoriais do mundo. Fundador e diretor comercial da Distribuidora Superpedido. Desenvolveu sua experiência no atendimento aos livreiros na área comercial de editoras como Companhia das Letras, Ática e Ediouro. Atuou também em empresas de médio e grande porte no varejo de livros. Foi Diretor de Loja da Fnac Brasil, Gerente Geral do Ática Shopping Cultural, Gerente de Compras das Livrarias Nobel, Gerente de Operações das Livrarias Laselva e Gerente Geral das Livrarias Brasiliense. Como consultor atuou para grandes editoras e livrarias, além de participar do Programa do Livro Popular da Fundação Biblioteca Nacional e da implantação do Bookscan Nielsen no Brasil no ano de 2013.