O design gráfico manipulado e comentado - com o designer Francisco Homem de Melo

Carga horária: 5 horas
Presencial
Data: Dia 14/06/2011 ao 15/06/2011, das 18:30 às 21:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Designers, diretores de arte, arquitetos, diagramadores, estudantes de arquitetura, artes e design, publicitários, editores, assistentes editoriais, produtores gráficos, ilustradores, pesquisadores iconográficos, fotógrafos e demais interessados.


Conteúdo

Procedimento em cada encontro
- Apresentação do conjunto de obras que serão examinadas e manipuladas.
- Divisão dos participantes em pequenos grupos; cada grupo examinará um conjunto de peças.
- Reunião dos participantes numa única roda de conversa, na qual cada grupo comentará, sob coordenação do ministrante, as obras manipuladas.

Temas dos encontros
Encontro 1:
Obras do século 19 até os anos 1930. Exemplos de revistas: Semana Illustrada, Kosmos, Para Todos, Ilustração Brasileira, entre outras. Exemplos de livros: obras das editoras Garnier e Laemmert, do século 19, e da editora Monteiro Lobato, da década de 1920, entre outras.

Encontro 2:
Obras dos anos 1930 até os anos 1960. Exemplos de revistas: Cruzeiro, Fon-Fon, Senhor, Claudia, Realidade, entre outras. Exemplos de livros: obras das editoras José Olympio e Civilização Brasileira, entre outras.


Objetivos

Proporcionar aos participantes um contato direto com exemplares de livros e revistas brasileiros dos séculos 19 e 20. A partir da manipulação de um elenco diversificado de obras, promover uma troca de comentários entre os participantes, tendo como eixo o design das obras e sua materialidade.


Francisco Homem de Melo
É designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde fez graduação, mestrado e doutorado. É sócio da Homem de Melo & Troia Design, um escritório com atuação voltada às áreas da educação e da cultura, onde desenvolve projetos de design editorial e design do ambiente. Entre seus clientes incluem-se editoras, órgãos públicos e instituições culturais. É autor dos livros O design gráfico brasileiro - Anos 60 (Cosac Naify, 2006), Signofobia (Rosari, 2005), Os desafios do design (Rosari, 2003) e O design como ele é (Ateliê, 2007).