Carga horária: 8 horas
Presencial
Data: 4 de agosto - das 9h às 18h (1 hora de intervalo para almoço)
04 de agosto de 2016 - Atenção para o horário: das 9h às 18h (1 hora de intervalo para almoço)
Editores, editores-assistentes, jornalistas, professores, designers, produtores, estudantes de comunicação e editoração, letras e jornalismo, revisores, tradutores, empresários e demais interessados.
O mercado editorial anda movimentado: a cada ano surgem novas editoras, muitas antigas se fundem em conglomerados e as tradicionais tendem a ser compradas por multinacionais. Em termos de empregos e oportunidades de trabalho, isso significa movimentação, vagas abertas, possibilidades de frilas os mais variados e até novas carreiras surgindo. Nesse curso, serão analisadas as várias esferas de trabalho em editoras de livros e as ofertas tanto para empregados quanto para freelancers e empresas prestadoras de serviços; os conhecimentos obrigatórios e desejáveis para se dar bem em cada uma delas; quais as melhores atitudes em relação a tempo, hierarquia, disciplina nesse mundo de mudanças rápidas e exigências estressantes; as tradições e manias do meio editorial; e as novíssimas oportunidades de trabalho ainda não preenchidas pelo mercado.
Local do curso
Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP - Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.
Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e redigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005, Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.