Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 12 a 15 de julho de 2016 - das 18h30 às 21h30
Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.
1. O livro: sua natureza, sua história, sua edição, suas características. Os passos básicos da edição de um livro.
2. Prospecção e contratação de originais – como pesquisar, como fazer contatos, como preparar os dados para um contrato de edição.
3. Projeto editorial e a importância de um planejamento na produção de um livro. Definição de limites e abrangências de funções dentro do editorial.
4. Passo a passo da produção editorial. Organização e distribuição de trabalhos e funções na produção de um livro. Como elaborar cronograma e orçamento, como encaminhar e preparar os originais, como acompanhar a diagramação do miolo, a criação e o desenvolvimento da capa, as revisões e as emendas, como fechar os arquivos e encaminhar para a gráfica.
5. Relações parceiras do editorial com outros setores da editora. Relações parceiras com estúdios, agências e freelancers. As várias possibilidades de estruturação e organização do fluxo de trabalho.
6. Dicas e reflexões sobre como manter o trabalho editorial criativo, produtivo e saudável.
Acompanhar, etapa por etapa, o trabalho de edição do livro na sua fase de produção desde os originais até a colocação dos exemplares no mercado. Otimizar este trabalho assim como prever todos os detalhes, dificuldades e soluções.
Local do curso
Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil e dos grupos Ediouro e Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Foi professor e diretor acadêmico do curso de MBA em Book Publishing da Casa Educação/Instituto Singularidades até fevereiro de 2019. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de Letras, da FAM e de Pedagogia e Jornalismo, da Anhanguera/Unibero.