O 'passo a passo' da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 12 a 15 de julho de 2016 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.


Conteúdo

1. O livro: sua natureza, sua história, sua edição, suas características. Os passos básicos da edição de um livro.

2. Prospecção e contratação de originais – como pesquisar, como fazer contatos, como preparar os dados para um contrato de edição.

3. Projeto editorial e a importância de um planejamento na produção de um livro. Definição de limites e abrangências de funções dentro do editorial.

4. Passo a passo da produção editorial. Organização e distribuição de trabalhos e funções na produção de um livro. Como elaborar cronograma e orçamento, como encaminhar e preparar os originais, como acompanhar a diagramação do miolo, a criação e o desenvolvimento da capa, as revisões e as emendas, como fechar os arquivos e encaminhar para a gráfica.

5. Relações parceiras do editorial com outros setores da editora. Relações parceiras com estúdios, agências e freelancers. As várias possibilidades de estruturação e organização do fluxo de trabalho.

6. Dicas e reflexões sobre como manter o trabalho editorial criativo, produtivo e saudável.


Objetivos

Acompanhar, etapa por etapa, o trabalho de edição do livro na sua fase de produção desde os originais até a colocação dos exemplares no mercado. Otimizar este trabalho assim como prever todos os detalhes, dificuldades e soluções.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes