Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 16 a 19 de fevereiro de 2016 - das 18h30 às 21h30
Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.
1. O livro: sua natureza, sua história, sua edição, suas características. Os passos básicos da edição de um livro.
2. Prospecção e contratação de originais – como pesquisar, como fazer contatos, como preparar os dados para um contrato de edição.
3. Projeto editorial e a importância de um planejamento na produção de um livro. Definição de limites e abrangências de funções dentro do editorial.
4. Passo a passo da produção editorial. Organização e distribuição de trabalhos e funções na produção de um livro. Como elaborar cronograma e orçamento, como encaminhar e preparar os originais, como acompanhar a diagramação do miolo, a criação e o desenvolvimento da capa, as revisões e as emendas, como fechar os arquivos e encaminhar para a gráfica.
5. Relações parceiras do editorial com outros setores da editora. Relações parceiras com estúdios, agências e free-lancers. As várias possibilidades de estruturação e organização do fluxo de trabalho.
6. Dicas e reflexões sobre como manter o trabalho editorial criativo, produtivo e saudável.
Acompanhar, etapa por etapa, o trabalho de edição do livro na sua fase de produção desde os originais até a colocação dos exemplares no mercado. Otimizar este trabalho assim como prever todos os detalhes, dificuldades e soluções.
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil e dos grupos Ediouro e Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Foi professor e diretor acadêmico do curso de MBA em Book Publishing da Casa Educação/Instituto Singularidades até fevereiro de 2019. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de Letras, da FAM e de Pedagogia e Jornalismo, da Anhanguera/Unibero.