O trabalho do ghost-writer

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 30, 31 de julho, 1º e 02 de agosto de 2019 - das 18h30 às 21h30. Pagto. em boleto: até 4 parcelas (para inscrições até dia 23/07/2019). Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 30/07/2019).

Pedir Reedição

Data(s)

30, 31 de julho, 1º e 02 de agosto de 2019


Público-alvo

Escritores, jornalistas, editores, preparadores de texto, estudantes de Jornalismo e de Letras, tradutores, revisores, coordenadores editoriais e demais interessados.


Conteúdo

O que faz o ghost-writer? Quem se utiliza de seu trabalho?  Quais os tipos de projetos que executa? Além de abordar essas questões, serão apresentados e discutidos os processos de criação utilizados por esse profissional, questões éticas que envolvem o seu trabalho, os gêneros textuais que mais se utilizam de ghost-writers (as chamadas narrativas do “eu”) e a prática dessa escrita, como definição de estilos, pesquisa e organização do conteúdo e escolha da linguagem a ser utilizada. Estão previstas apresentações sobre as etapas de produção (tipos de entrevistas, onde pesquisar, redação e edição, dificuldades x soluções); sobre o mercado de trabalho (demanda, características, contratação por editoras, empresas ou pessoas físicas); a diferença entre escrita pessoal e escrita empresarial; e os livros de famílias como nova modalidade de mercado. Serão realizados exercícios de escrita e apresentados cases de livros escritos por ghost-writers.


Objetivos

Oferecer aos alunos conhecimento sobre o trabalho do ghost-writer, considerando etapas, processos, vantagens e desvantagens, contratos, procedimentos, estratégias para apresentação de projetos e condições de mercado. Apresentar as características das “narrativas do eu” (perfil, biografia, autobiografia, memórias), que são as que mais se utilizam de ghost-writers. Enfocar as diferenças entre a escrita pessoal e a escrita empresarial. Abordar novas modalidades de trabalho: livros de famílias. Apresentar cases


Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, com apresentação de slides, para detalhamento das etapas de trabalho, estudos de caso e apresentação teórica dos gêneros perfil, biografia, autobiografia e memórias – semelhanças e diferenças. Exercícios práticos de pesquisa, entrevista e escrita. Os alunos serão solicitados a escrever perfis de pessoas ou empresas – sozinhos ou em duplas.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docente