O uso da imagem na produção editorial

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 30 de agosto a 02 de setembro de 2016 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

Data(s)

30 de agosto a 02 de setembro de 2016


Público-alvo

Pesquisadores iconográficos, editores, pesquisadores de bancos de imagens, estudantes das áreas de comunicação, história, produção editorial entre outras, com interesse em conhecer e se desenvolver nesta atividade profissional.


Conteúdo

Reflexão sobre a Profissão do Iconógrafo: o curso será introduzido com uma reflexão a respeito da profissão do pesquisador iconográfico, apresentando historicamente como a rotina do pesquisador iconográfico foi sendo alterada com as novas exigências do mercado editorial, especialmente considerando o surgimento de novas mídias como portais, objetos digitais, widgets entre outros.  

Metodologia da Pesquisa Iconográfica - Teoria e Prática: haverá uma apresentação de metodologias, fontes e ferramentas usadas para a pesquisa de imagens, considerando as especificidades do público de cada publicação e das áreas de conhecimento.  

Fluxo da pesquisa iconográfica: abordaremos o fluxo da pesquisa desde a importância da elaboração da pauta iconográfica pelos editores, pesquisas de referências, consulta aos originais, os critérios que devem ser considerados na seleção  das imagens, a inserção de imagens estruturais e ilustrativas, a importância de conhecer o projeto gráfico e suas aplicações,  licenciamento, tratamento e envio das imagens ao departamento de artes.  

Direitos autorais e de imagem: apresentação da Lei de Direitos Autorais no que diz respeito aos tipos e aplicações de licenças de imagem: Royalty-free, Direito Controlado, Creative Commons. Também serão discutidos modelos de contratos e termos de cessão de direitos para o licenciamento de imagens/textos.  

Banco de imagens: o banco de imagens institucional, se bem equacionado, pode ser um excelente recurso para agilizar e baratear as pesquisas iconográficas. Abordaremos os critérios para seleção das imagens que devem compor o acervo, como indexar as imagens, informações relevantes que devem acompanhar as imagens e softwares de gerenciamento e consulta dos dados.


Objetivos

Proporcionar aos participantes os conhecimentos básicos para busca das imagens apropriadas para cada tipo de publicação, sem riscos decorrentes do desconhecimento da lei de direitos autorais e de imagem.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP - Esquina com a rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes