Oportunidades do negócio do livro no mercado internacional (Em parceria com a FRANKFURTER BUCHMESSE) - Setembro 2014

Carga horária: 03h30
Presencial
Data: Dia 23/09/2014, das 18:30 às 22:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, publishers, coordenadores e consultores editoriais, empreendedores e futuros empreendedores, proprietários e futuros proprietários de editoras, outros profissionais e futuros profissionais de editoras e demais interessados.


Conteúdo

O planejamento de negócios internacionais.
A apresentação internacional da empresa.
A produção de tradução nos países que mais traduzem livros e em que há mais subsídios disponíveis.
A escolha de feiras internacionais - de qual participar; como participar.
A preparação para uma feira de livros - catálogo, tradução, reuniões etc.

Apesar do grande mercado interno brasileiro, e do potencial de crescimento - vejam-se os finais de semana lotados na última Bienal do Livro de São Paulo - existe também um grande mercado externo a ser explorado por editoras brasileiras. Há tempos que o Brasil desperta o interesse internacional, quer no noticiário econômico, político e até mesmo turístico; e depois de ser o país Convidado de Honra na Feira do Livro de Frankfurt em 2013, o Brasil ganhou ainda mais projeção no mercado editorial internacional. A produção de tradução de autores brasileiros quase triplicou de 2012 para 2013 na Alemanha, e ainda há muito espaço para crescimento. Um evento importante a ser explorado, por exemplo, é o do Salão do Livro de Paris de 2015, em que o Brasil será o país homenageado. O curso apresenta subsídios e informações para preparar empresas e editores que queiram se lançar nesse promissor mercado internacional.

 

Desenvolvimento do conteúdo

O programa começa com uma apresentação do mercado internacional como uma real oportunidade de crescimento para editoras – de maneira geral, não necessariamente com a venda de direitos ou a abertura de empresa em outro país, mas com base nas possibilidades que existem no mercado editorial internacional.

Dessa apresentação geral do mercado passa-se às orientações sobre o planejamento dos negócios internacionais. Quais são os pontos importantes a serem cuidados, o que se deve procurar, qual é a agenda básica para se pensar em internacionalizar uma empresa no mercado editorial.

A partir daí será detalhado um pouco melhor a questão da apresentação internacional da empresa, ressaltando-se o fato de que é necessário preparar a empresa para ser internacional, levando-se em conta uma boa apresentação - não somente visual, mas de conteúdo e de objetivos.

O ponto seguinte que será abordado no seminário será uma visão geral da produção de tradução em diferentes países. Quais são os países que mais produzem livros traduzidos? Que países têm programas de incentivo e subsídio à tradução? Neste ponto destaca-se a grande experiência pessoal de Trini Vergara nas negociações de direitos.

Cristiana Negrão também tratará da questão da negociação de direitos, mas contribuirá, sobretudo, com seu sólido know-how sobre o tema Feiras Internacionais, abordando as características mais importantes de cada uma, e com base nessas informações, indicando caminhos para a escolha das feiras que são mais importantes para cada editora e segmento.

No que concerne às feiras, haverá ênfase nas informações sobre como se preparar para participar desses eventos, como elaborar o catálogo específico, que traduções são importantes, quais as informações fundamentais que devem constar nas apresentações das editoras para as feiras; e, ainda, como agendar, planejar e participar de reuniões nas feiras internacionais.
 


Objetivos

Apresentar um panorama geral dos negócios internacionais no mercado editorial. Destacar a produção de tradução em alguns países, ressaltando os maiores produtores. Apontar necessidades, oportunidades e ações prioritárias no momento de planejar a internacionalização do negócio. Oferecer instruções básicas sobre compra e venda. Fornecer orientações para a escolha de títulos a serem apresentados internacionalmente.



DOCENTES


Trini Vergara
É presidente e co-fundadora da V&R Editoras, editora com sedes na Argentina, Brasil e México, com uma rede de distribuição que alcança toda a América Latina. Depois de iniciar sua atuação no mercado de Gift Books, expandiu seu trabalho para a produção de livros ilustrados, incluindo livros para crianças, livros de culinária e obras de ficção. Tem mestrado em economia pela Universidad Católica Argentina e participou também do Stanford Publishing Course for Professionals. Foi professora no curso de publishing da Universidad de Buenos Aires e é palestrante frequente em eventos do mercado, como as Feiras do Livro de Frankfurt, Guadalajara, Santiago e outros. Ganhou o prêmio Creativity Prize of the World Com Young Business Achievers em 1997 e recebeu o Endeavor Foundation Latin America, em 2003. Acaba de ser eleita presidente da Cámara Argentina de Publicaciones.

Cristiana Negrão
Atua há mais de 20 anos no mercado editorial com pleno conhecimento da área de negociação e venda de Direitos Autorais para todo o mundo, participando de feiras internacionais do livro (Frankfurt, Bolonha, Londres, Guadalajara, Seul e Pequim) e promovendo o fortalecimento do conteúdo editorial brasileiro no mercado editorial internacional. Tem realizado workshops de capacitação profissional para editoras brasileiras em diversas feiras internacionais do livro.