Os textos que vendem o livro: da orelha aos metadados

Carga horária: 27 horas
Formação a distância
Data: 13 de junho a 08 de agosto de 2019 - ATENÇÃO: R$409,00 (valor único, com desconto). Pagto. em boleto: até 4 parcelas (para inscrições até dia 06/06/2019). Pagto. em cartão de crédito: até 6 parcelas (para inscrições até 13/06/2019).

Pedir Reedição

ATENÇÃO!

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado entre os dias 12 e 13 de junho.



Data(s)

13 de junho a 08 de agosto de 2019


Público-alvo

Todos os interessados no mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; jornalistas; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; profissionais e futuros profissionais de editoras, assim como qualquer pessoa que queira aprimorar sua comunicação e sua escrita.


Conteúdo

Neste curso serão abordados:

Aula 0    Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1    A capa e o título
Aula 2    O texto informativo e objetivo
Aula 3    O comentário e o texto subjetivo: a sinopse longa
Aula 4    O texto sedutor on-line: a sinopse curta. Palavras-chave e metadados
Aula 5    O texto sedutor na livraria: a quarta capa
Aula 6    O texto vendedor na divulgação: o release
Aula 7    A biografia
Aula 8    O texto crítico e analítico: a orelha


Objetivos

Articular o conhecimento, a prática e o desenvolvimento da redação de textos do mercado editorial, com ênfase na escrita criativa. Entre os temas abordados estão os textos que compõem a capa de um livro: título, quarta capa, biografia e orelhas. Além disso, serão trabalhados os textos produzidos sobre o livro para sites, livrarias on-line, divulgação e imprensa. Esses textos são a sinopse, a ficha técnica, a seleção de palavras-chave e o release. Ao longo do curso o aluno poderá acompanhar diversos estudos de caso apresentados por diretores editoriais, comerciais, de arte e de marketing, editores e designers do mercado editorial.


Metodologia

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão disponibilizados textos, videoaulas e exercícios.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

A partir de 13 de junho, a cada 5ª feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (08 de agosto de 2019).

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. 

A partir do dia 12 de junho, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do GMAIL, verificar também na aba "promocional").

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@editora.unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@editora.unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (seja em PDF - via e-mail - ou disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

Importante!!

A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso), até a data-limite que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente