Pesquisa iconográfica: como trabalhar com imagens na produção editorial - Agosto 2015

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: Dia 24/08/2015 ao 27/08/2015, das 18:30 às 21:30

Pedir Reedição

Público-alvo

Pesquisadores iconográficos, editores, pesquisadores de bancos de imagens, estudantes das áreas de comunicação, história, produção editorial entre outras, com interesse em conhecer e se desenvolver nesta atividade profissional.


Conteúdo

Metodologia da pesquisa iconográfica – teoria e prática:
Com a valorização das imagens em livros e revistas, o surgimento de novas mídias como os portais, livros e objetos educacionais digitais, o trabalho do pesquisador de imagens no mercado editorial tem sido cada dia mais requisitado e diversificado. Durante dois dias, apresentaremos como a rotina do pesquisador iconográfico foi sendo alterada com as novas exigências do mercado. De forma prática, teremos contato com as metodologias, fontes e ferramentas utilizadas para a pesquisa.
Direito autoral e de imagem:
Dois dos encontros serão para apresentação da Lei de Direitos Autorais e as práticas de mercado no que diz respeito à reprodução de fotografias e obras de artes plásticas. Também apresentaremos as limitações ao uso de imagem das pessoas retratadas, previstas no Código Civil; desenvolvimento de algumas práticas e apresentação de modelos de contratos e termos de cessão de direitos.
 


Objetivos

Proporcionar aos participantes os conhecimentos básicos para busca das imagens apropriadas para cada tipo de publicação, sem riscos decorrentes do desconhecimento da lei de direitos autorais e de imagem.


Monica de Souza
Formada em História, iniciou sua carreira como pesquisadora iconográfica no Projeto Museu de Rua (do ar-quiteto e fotógrafo Júlio Abe Wakahara). Desde então, vem estudando e se especializando em metodologias de pesquisa, gestão de imagens e legislação de direitos autorais. Dirige há mais de vinte anos a empresa Tempo Composto Ltda., prestando serviços de licenciamento de textos, assessoria e pesquisa iconográfica para as principais editoras de livros didáticos, revistas e publicações de interesse geral como: Editora do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Geração, Global, FTD, Mathema, Melhoramentos, Moderna, Planeta, SENAC e Três Estrelas. Recentemente criou o site www.tempocomposto.com.br, o primeiro banco de imagens especializado em obras de arte brasileira, indígena, objetos arqueológicos e históricos de museus de todo o Brasil.