PREPARAÇÃO E REVISÃO: o trabalho com o texto

Carga horária: 33 horas
Formação a distância
Data: 09 de março a 18 de maio de 2016

Pedir Reedição

Data(s)

De 09 de março a 18 de maio de 2016


Público-alvo

Preparadores, revisores, assistentes editoriais, estudantes de letras, tradutores, escritores, jornalistas e demais interessados.


Conteúdo

O trabalho do preparador de textos e sua prática dentro de uma editora. As técnicas desenvolvidas na preparação e na revisão de provas. Padronização e uniformização de critérios editoriais. Os limites de intervenção do preparador e do revisor visando ao aprimoramento do texto.  

Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução

  1. Aula 1: A produção do livro
  2. Aula 2: A preparação de texto
  3. Aula 3: A coesão textual
  4. Aula 4: O paralelismo gramatical e a organização do parágrafo
  5. Aula 5: O texto de não ficção I
  6. Aula 6: O texto de não ficção II
  7. Aula 7: O texto de ficção I
  8. Aula 8: O texto de ficção II
  9. Aula 9: A revisão de provas I
  10. Aula 10: A revisão de provas II


Objetivos

Conhecimento e desenvolvimento da prática de preparação e revisão de textos para publicação. Apresentação e discussão de técnicas de trabalho com o texto. Discussão do trabalho do preparador e do revisor.


Metodologia

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão disponibilizados textos e videoaulas. Além de aulas teóricas com foco em procedimentos editoriais, redação e gramática, parte do curso será dedicada à prática da preparação e da revisão, com textos comentados e exercícios práticos.


O curso será online e ministrado através da plataforma AVA/EadUnil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

A partir de 09 de março, a cada 4ª. feira (a partir das 14h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (18 de maio de 2016).

O prazo de entrega das atividades é de uma semana, a partir da entrada de cada aula. Pedimos que observem rigorosamente as datas de entrega informadas pelos tutores, pois não aceitaremos atividades fora do prazo.  

A partir do dia 07 de março, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha).  

Embora a AULA 0 inicie em 09 de março, aceitaremos novas inscrições até dia 23/03 (AULA 2). Ficará aberta a possibilidade de os cursistas assistirem às aulas perdidas até dia 23 de março.  

Lembramos que:

01. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;

02. em caso de desistência, favor comunicar via e-mail: unil@editora.unesp.br;

03. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3.    

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação no curso o aluno deverá, por meio da plataforma, realizar 70% das atividades propostas.  

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

CERTIFICADOS

Terão direito ao certificado de conclusão do curso de extensão os cursistas que tiverem aproveitamento satisfatório, conforme disposto no item 5.1 do “Manual do Cursista” (disponível na plataforma do curso), e que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Os concluintes receberão certificado digital com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Fundação Editora da Unesp.

O prazo para impressão do certificado (disponível na plataforma) é de até 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos participantes e da correção da Avaliação Final (quando houver).

Docentes