Preparação e revisão: o trabalho com o texto

Carga horária: 33 horas
Formação a distância
Data: 18 de outubro de 2017 a 10 de janeiro de 2018 - ATENÇÃO: R$420,00 (valor único, com desconto). Pagto em cartão de crédito - até 6 parcelas (inscrições até dia 18/10/2017).

Pedir Reedição

ATENÇÃO!

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato.

A partir do dia 18 de outubro, os inscritos receberão por e-mail: link da plataforma, login e senha. Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do GMAIL, verificar também na aba "promocional").

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito Internacional (em até 06 parcelas).



Data(s)

18 de outubro de 2017 a 10 de janeiro de 2018

ATENÇÃO! Período de recesso: 21/12/2017 a 07/01/2018


Público-alvo

Preparadores, revisores, assistentes editoriais, estudantes de letras, tradutores, escritores, jornalistas e demais interessados.


Conteúdo

Neste curso introdutório sobre o trabalho de preparação e revisão de textos, o cursista aprenderá o fluxo de produção do livro, as técnicas gerais a serem aplicadas à preparação de originais e à revisão de provas, os critérios de padronização editorial e os limites de intervenção no texto. Serão abordados também alguns tópicos pontuais de gramática.

Aula 0 - Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução

  1. Aula 1: A produção do livro
  2. Aula 2: A preparação de texto
  3. Aula 3: A coesão textual
  4. Aula 4: O paralelismo gramatical e a organização do parágrafo
  5. Aula 5: O texto de não ficção I
  6. Aula 6: O texto de não ficção II
  7. Aula 7: O texto de ficção I
  8. Aula 8: O texto de ficção II
  9. Aula 9: A revisão de provas I
  10. Aula 10: A revisão de provas II


Objetivos

Dar ao cursista um panorama teórico e prático do trabalho de preparação e revisão de texto para o mercado editorial, para que ele possa entender o seu papel no fluxo de produção e a sua relação com os outros atores do processo. Discutir abordagens, técnicas e limites de intervenção no texto com exercícios práticos, de modo que o cursista tenha a oportunidade de testar suas próprias soluções. Indicar caminhos de aprimoramento profissional.


Metodologia

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão disponibilizados textos e videoaulas. Além de aulas teóricas com foco em procedimentos editoriais, redação e gramática, parte do curso será dedicada à prática da preparação e da revisão, com textos comentados e exercícios.


O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. A partir de 18 de outubro, a cada 4ª. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (10 de janeiro de 2018).

O prazo de entrega das atividades é de uma semana, a partir da entrada de cada aula. Pedimos que observem rigorosamente as datas de entrega informadas pelos tutores, pois não aceitaremos atividades fora do prazo.  

A partir do dia 18 de outubro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear (anti-spam, firewall, etc.) as mensagens enviadas pela plataforma.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@editora.unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos full time no Facebook. Portanto, para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@editora.unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (seja em PDF - via e-mail - ou disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

Importante!!

A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso), até a data-limite que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente